Chama-se Furhat e é o robot social da Furhat Robotics, referido pela empresa sueca como o mais avançado do mundo. O que o distingue este busto robótico de outras propostas é que não só interage de forma natural com as pessoas à sua frente, reconhecimento automaticamente a presença, a direção e até expressões faciais de diferentes utilizadores; como pode ser assumido remotamente por uma pessoa, no seu modo Wizard. Ou seja, o robot passa a ser a voz e imagem de alguém que não está presente no mesmo espaço físico, criando uma relação de maior proximidade entre os intervenientes, que muitas vezes um ecrã de videoconferência não consegue.

Segundo Chris Woods, representante da Furhat Robotics, o seu nome deriva do seu chapéu peludo utilizado nas primeiras versões para esconder as cablagens que saiam da sua nuca. Atualmente, o busto é perfeito, de forma humanoide, composto por uma câmara no seu interior que reconhece os utilizadores com que interage e um projetor que lhe dá a personalidade necessária (a raça, o sexo e até a forma de um animal ou personagens estilizadas, mediante o objetivo do mesmo).

Veja na galeria imagens do robot social da Furhat Robotics:

A sua face é uma máscara removível, com as formas anatómicas humanas ou outras, que são depois caracterizadas, seja com traços específicos ou maquilhagem, projetados pelo software. Ao SAPO TEK foi explicado que tudo é possível de fazer, entre algumas “skins” pré-definidas, mas que há um editor que os utilizadores podem usar para o caracterizar.

E não há dúvida que o pequeno busto é impressionante, não deixando ninguém indiferente que o veja a interagir com as pessoas. Chris Woods explicou ao SAPO TEK que o robot social pode ser utilizado em inúmeros cenários, como por exemplo, entrevistas de recrutamento, mantendo o anonimato e livre de preconceito no processo de entrevistas dos candidatos. Chris Woods disse que na Suécia tem uma empresa que está a utilizar o robot nas fases preliminares de recrutamento, sem saber a idade ou outros dados dos candidatos, registando as respostas fornecidas sem qualquer “juízo de valor”, mas sim as suas polivalências e experiência de trabalho.

Ou em despistes de ação médica, num processo sem contacto entre os técnicos de saúde e os pacientes. Ou mesmo como assistente num balcão de qualquer estabelecimento público.

O robot pode ser acoplado a qualquer assistente virtual como o Alexa, Google Assistant ou Siri. No entanto, de origem o equipamento tem a sua própria solução, criada pela empresa. O que é mais impressionante é que o robot consegue manter contacto visual com o utilizador, pois “é capaz de ler expressões faciais, seja um sorriso, cara séria ou pensativa, por exemplo”, explica-nos o representante da empresa. Vira a cabeça para acompanhar o utilizador, se necessário e quando há mais que um interveniente, vira-se para o respetivo quando deteta a sua voz.

A empresa diz que o robot fala 40 línguas, o que o torna perfeito para interagir com os clientes de lojas como a Apple Store, por exemplo, capaz de responder às várias pessoas espalhadas pelo mundo. A versão que chegou a Portugal para o Web Summit apenas estava programada para o inglês. E realmente funciona bem, pela experiência que tivemos com o robot, entendendo as nossas questões, e às tantas, na demonstração de três minutos disponível, foi o mesmo que assumiu o rumo da conversa, fazendo-nos as perguntas e reagindo com naturalidade às nossas respostas.

Como referido, mediante as necessidades do cliente, o robot pode assumir diferentes formas, incluindo personagens de videojogos ou filmes. Foi-nos explicado que a Namco Bandai requisitou um destes robots com a fisionomia de um jogo, baseado num Anime para estar presente num expositor. E pode usar perucas e outros acessórios se for necessário, na sua parte física, para melhor encarnar as respetivas personagens.

social robot

A empresa está no mercado há cerca de cinco anos, tendo lançado a versão atual presente no Web Summit há três anos. Até agora foram vendidos cerca de 100 robots sociais, disponíveis em diferentes preços mediante os acessórios contidos no pacote. Mas o mais básico pode custar cerca de 9.000 euros, que segundo o responsável oferece tudo o que a maioria das empresas necessita. Também existem opções de subscrições, mediante os casos. Questionado sobre a possibilidade de uma versão de consumo do robot, Chris Woods diz que há uma possibilidade remota disso acontecer, mas ainda não descobriram formas de manter o interesse das pessoas, para lá do fator novidade, de ser um gimmick, um pouco devido às limitações do software. Até porque há outros robots semelhantes com propósitos mais domésticos.

E qual o futuro deste tipo de robots sociais? Para Chris Woods, dentro de dois ou três anos as empresas vão adotar massivamente este tipo de soluções como assistentes. Deu um exemplo da Apple, que numa loja na Alemanha utiliza-o no lugar de sistemas de ecrãs táteis, permitindo que pessoas de diferentes línguas possam facilmente interagir com o robot. “Este trabalha 24/7, fala em 40 línguas, libertando as pessoas para trabalhar em tarefas mais criativas e significantes”.
Veja as imagens captadas pela equipa do SAPO TEK que dão uma perspetiva por dentro do Web Summit

4 dias de agenda cheia

Já estamos no dia três do Web Summit, e de uma agenda cheia. No SAPO TEK, já tínhamos dado a conhecer 10 oradores que vale a pena ouvir no Web Summit 2021 e para ajudar a compor a sua agenda para o evento, destacamos ainda algumas das talks que deve apontar no calendário, e que poderá também consultar ao detalhe no website do Web Summit, ou na própria aplicação do evento.

Clique nas imagens para conhecer algumas talks que vale a pena acompanhar no Web Summit 2021

Dia 4 de novembro

Estaremos a entrar na época áurea da tecnologia europeia? Embora a Europa tenha apenas um décimo de todos os “unicórnios”, com as empresas dos Estados Unidos e China a liderarem nesta categoria, há potencial para ter um papel ainda mais relevante no ecossistema tecnológico global. Nesta sessão, António Dias Martins, CEO da Startup Portugal, e Kat Borlongan, Founding Member da Scale-Up Europe, darão a conhecer o que será necessário para a Europa atingir o seu potencial.

A sustentabilidade e a luta contra as alterações climáticas também fazem parte das temáticas em debate no Web Summit 2021. Patrick Brown, CEO da Impossible Foods, sobe ao palco central para uma sessão acerca da forma como a redução do consumo de produtos animais e a escolha de uma alimentação à base de plantas pode ser uma das formas mais poderosas de pôr um travão nas alterações climáticas.

O “pai” da World Wide Web está de regresso ao Web Summit para uma sessão centrada no uso desregrado de dados. Acompanhado por John Bruce, CEO e cofundador da Inrupt, Tim Berners-Lee, também cofundador e CTO da empresa, deixará um apelo aos governantes um pouco por todo o mundo, focando-se na forma como será possível catalisar a próxima era da web.

Deixe também na caixa de comentários outras sugestões e acompanhe o trabalho do SAPO TEK no Web Summit através do dossier dedicado à conferência.

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