A PlayStation Portugal já deu a conhecer os finalistas da 7ª Edição dos Prémios Talents, o programa anual que procura encontrar talento nacional na área dos videojogos. São 11 os projetos que chegam à final, numa iniciativa de apoio ao desenvolvimento da indústria no país. Ricardo Correia, coordenador da PlayStation Talents Portugal, disse ao SAPO TEK que a edição deste ano foi bastante renhida: “A qualidade e a diversidade dos finalistas da 7ª Edição dos Prémios PlayStation comprovam que o talento dos jovens criadores e estúdios portugueses é um dos pilares para o crescimento do mercado nacional de desenvolvimento de videojogos.”

Além da diversidade, registou-se a presença de alguns estúdios que competiram na edição anterior com novas propostas, “sendo descrito como uma prova da capacidade e criatividade dos developers portugueses em participar nesta iniciativa com dois jogos totalmente distintos”, refere a PlayStation no comunicado.

Os Prémios PlayStation Talents estão divididos nas categorias de “Melhor jogo”, “Jogo mais inovador”, “Melhor arte”, “Melhor utilização das plataformas PlayStation”, “Melhor jogo infantil”, “Prémio Imprensa”, “Melhor jogo de competição online” e “Melhor narrativa”. Há ainda a Categoria Especial “Games for Good”, que é atribuído em parceria com o evento Games for Good organizado pela IADE. Este prémio é entregue ao jogo finalista que melhor incorpore temáticas de responsabilidade social no seu conceito e contribua para o diálogo aberto sobre problemas reais da nossa sociedade e do mundo.

De recordar que o melhor jogo vai receber o apoio da PlayStation Ibérica na sua produção com um valor de 10 mil euros em dinheiro. E além da garantia da sua publicação na PlayStation Network, terá acesso às respetivas ferramentas de desenvolvimento. Poderá ainda usufruir de um espaço físico em Lisboa para trabalhar no projeto durante 10 meses e ainda uma campanha de marketing e promoção nos canais PlayStation avaliada em 50 mil euros.

Veja na galeria os 11 títulos finalistas da 7ª Edição dos Prémios PlayStation:

Breeze of Chimes (Hopoki Studio)

Neste jogo de plataforma para uma pessoa, joga como um ser poderoso que desperta sem ter noção do seu ambiente e do seu passado, que irá procurar restos do passado, aventurando-se por todos os perigos que poderá encontrar.

Helena (Rio Studios)

Neste jogo em 2D poderás reviver a história de amor de Armando nos anos 1950 no Porto. Aprecia locais históricos, coleciona objetos para ajudar o Armando a lembrar-se das memórias neste título com arte de desenho à mão e música tradicional Portuguesa.

Laura (PolyWeld)

Um jogo sobre a Primeira Guerra Mundial nos Açores, onde uma menina, Laura, procura o seu pai que foi levado para um campo de concentração na ilha Terceira nos Açores durante a guerra.

METANOIA (Merakkie Studios)

Este jogo acontece num asilo, algures em 1800, onde a personagem principal sofre de esquizofrenia e parte em busca da sua mãe, entre o mundo real e irreal devido às alucinações que alteram a sua perceção da realidade.

Mizukura (Axis)

Um jogo que se desenvolve em torno de um gato samurai que pretende restaurar o equilíbrio perdido depois do roubo de um dos Koi Fishes por parte do Miaushing, que irá tornar esta tarefa difícil e desafiante.

Onis (Primis Games)

Um jogo de estratégia envolvido num mundo de cultura Portuguesa.

Sophia and the Girl in the Past (Perpétuos Games)

Neste jogo a Sophia e a Pearl conheceram-se através de um walkie-talkie e descobrem que moram na mesma casa, sendo que a Pearl mora nos anos 1990 e a Sophia, 30 anos depois, e decidem jogar com o efeito borboleta, fazendo alterações ao passado que permitam o acontecimento de certas coisas no presente.

Stolen Lands (Manuel Graça)

Um RPG medieval na terceira pessoa passado no mundo de Akranes, onde escolheremos o caminho do nosso personagem: entre a ação direta, a magia e a furtividade.

Tamed The Unseen Show (Pop Coin Studio)

Um jogo de stealth como um pequeno palhaço com um chocalho em vez de cabeça, onde o jogador terá de resolver puzzles para descobrir o que se passa por trás do espetáculo que para o público, aparenta ser um circo normal.

The Fall of Balance (Tiago Rodrigues):

Neste jogo de fantasia em realidade virtual com diversas mecânicas e elementos de jogabilidade que o tornam único, poderás escalar de forma realista, explorar diferentes ambientes e enfrentar os guardiões gigantes.

Universe 51 – Tannhäuser Wars (TechFrame)

Um FPS multijogador com um ritmo de jogo rápido, onde dois grupos desconhecidos são misteriosamente teletransportados para o mesmo local. Uma vez que a comunicação entre os grupos é impossível ou indesejada, eles chocam entre si.

Os vencedores vão ser conhecidos no início de 2022, numa gala de entrega de prémios.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.