O Politécnico de Leiria (IPLeiria) integrou recentemente o projeto internacional GAMELabsNet, que envolve parceiros de Portugal, Espanha e França. Enquanto promotor da iniciativa para a indústria em Portugal, a instituição vai desenvolver um laboratório específico dedicado a apoiar a transformação digital de empresas em vários setores que pretendam recorrer à transformação criativa digital.

Em comunicado, o IPLeiria explica que as áreas das empresas abrangidas serão as dos moldes, agroindústria, healthcare e turismo. O lançamento do laboratório dedicado à tecnologia industrial, que estará localizado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, é da responsabilidade do Centro de Investigação em Informática e Comunicações do IPLeiria.

Como os restantes laboratórios que integram o projeto internacional, a infraestrutura vai disponibilizar, nomeadamente, serviços de formação, consultoria individual, simulações, eventos e conferências. No âmbito do GAMELabsNET será ainda produzido um catálogo online das empresas envolvidas, tecnologias e boas práticas aplicáveis às organizações.

Por entre avanços e recuos, Portugal ainda está abaixo da média europeia no desempenho digital
Por entre avanços e recuos, Portugal ainda está abaixo da média europeia no desempenho digital
Ver artigo

Com este laboratório as empresas poderão contar, por exemplo, com a virtualização e monitorização de uma instalação industrial ou o desenvolvimento de aplicações de simulação de cenários. Eduarda Abrantes, responsável pela comunicação do GAMELabsNet em Portugal, explica que neste espaço "as empresas do setor que queiram beneficiar destes recursos tecnológicos terão a oportunidade de formar os seus colaboradores através de ferramentas de ludificação".

Para além do laboratório criado pelo IPLeiria para a oferta de soluções no âmbito da tecnologia industrial, o GAMELabsNet, conta ainda com mais seis laboratórios. Como objetivo, os espaços pretendem prestar apoio no âmbito da logística, do setor aerospacial, da saúde, do comércio e do turismo, que estarão ligados em rede para permitir o acesso em tempo real a soluções, casos e experiências. Isto independentemente da localização das empresas.

O projeto GAMELabsNET é financiado pelo programa Interreg Sudoe e resulta de uma parceria entre a Associação das Indústrias de Conhecimento e Tecnologia Aplicada do País Basco, o Centro Espanhol de Logística (CEL), o IPLeiria, a Câmara de Comércio e Indústria Pau Béarn, o Instituto Nacional Universitário Jean-François Champollion e a Escola Superior de Tecnologias Industriais Avançadas (ESTIA). O GAMELabsNET integra ainda nove entidades colaboradoras, entre as quais o IPLeiria e o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial.