O DualSense é o comando da nova PlayStation 5. A Sony apresentou-o há já uns meses, ainda antes de revelar a própria consola e, sobre ele, sabemos que nos trará muitas novidades: feedback háptico, uma porta USB-C, gatilhos que se adaptam à resistência dos objetos manuseados no jogo, etc. No entanto, podem existir segredos por desvendar.

De acordo com uma patente registada pela tecnológica nipónica, existe uma tecnologia, em desenvolvimento, cujo objetivo é fazer com que estes controladores consigam reconhecer os utilizadores pelo toque.

Sony prepara a chegada da PS5 e revela a nova geração de comandos. Conheça o DualSense
Sony prepara a chegada da PS5 e revela a nova geração de comandos. Conheça o DualSense
Ver artigo

Os documentos descrevem um sistema que recorre às capacidades dos vários sensores integrados no comando, como o giroscópio e o acelerómetro. Graças a eles, o comando consegue identificar a sua posição, orientação e outros detalhes, como a velocidade máxima e mínima.

A patente sugere que esta mesma tecnologia pode, na verdade, ser integrada noutros aparelhos, como o DualShock 4, por exemplo, ou os controladores do ecossistema de realidade virtual da PlayStation - outros aparelhos da Sony também são mencionados.

Para identificar o utilizador, seria estabelecido um padrão de movimentos. Ao pegar no comando, a consola exibiria o perfil a que associou o movimento efetuado e o utilizador teria de confirmá-lo ou rejeitá-lo para prosseguir.

Esta é mais uma das muitas patentes que têm sido associadas à nova consola da Sony. Ainda não sabemos quando é que a empresa apresentará mais novidades, mas é possível que ainda existam detalhes por revelar sobre o aparelho - para além do preço, claro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.