Dois executivos do Facebook levantaram o véu sobre o que podem ser novos produtos comerciais da marca para o mercado de realidade aumentada e realidade virtual (VR). Podem ser, ou podem não ser, porque na verdade a única coisa que referem a propósito é que a empresa está a trabalhar com diferentes protótipos. Ainda assim, deixam algumas pistas sobre esse trabalho em curso. As imagens foram partilhadas por Mark Zuckerberg e Andrew Bosworth, fundador e responsável pela área de realidade virtual da rede social. 

O headset mostrado por Zuckerberg tem um design idêntico ao dos Oculus, mas aparenta ter alguns “extras”, face aos modelos que a marca detida pelo Facebook tem no mercado, já que o responsável faz referência a uma resolução retina. 

Mark Zuckerberg explica também na publicação que passou o dia nos Facebook Reality Labs, onde a equipa de investigação de Redmond demonstrou a próxima geração das tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial da empresa. 

Ray-Ban Stories: Facebook revela ao mundo os seus novos óculos inteligentes
Ray-Ban Stories: Facebook revela ao mundo os seus novos óculos inteligentes
Ver artigo

Bosworth partilhou imagens com dois modelos de headsets. Um deles tem um design bastante diferente dos modelos da Oculus. É mais arredondado, mais discreto no sistema de fixação à cabeça e mais parecido com uns óculos. Também tem algumas semelhanças com aquilo que se pensa ser o modelo que a Apple está a desenvolver

No texto publicado com as imagens, o responsável diz-se orgulhoso do trabalho da equipa de VR do Facebook e entusiasmado por estar a conhecer algumas das tecnologias que vão suportar o metaverso que a marca está a criar. Na mesma publicação, Bosworth explica que o Facebook está a trabalhar com diferentes protótipos, para testar diferentes conceitos. 

Esta quinta-feira foi anunciada outra novidade nesta área. Os rumores confirmaram-se e a HTC apresentou mesmo um headset de realidade virtual desenhado para tirar partido de conteúdos de entretenimento. 

O HTC Vive Flow chega às lojas em novembro e vai custar 499 dólares. É apresentado na mesma semana em que se sabe que uma nova geração do headset da Magic Leap vai mesmo ver a luz do dia, graças ao investimento de 500 milhões de dólares que a empresa conseguiu captar. O dispositivo deve ser lançado no próximo ano e manter o foco no mercado empresarial.   

O próprio Facebook também anunciou novidade recentemente neste domínio, lançando os óculos de realidade aumentada que desenvolveu em parceria com a Ray-Ban e dando mais um sinal de que este mercado está ao rubro. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.