A SpecialEffect é uma empresa britânica especialista a desenvolver interfaces compatíveis com tecnologias baseadas em Eye Tracker, que assumem o controlo do ponteiro do rato. A tecnologia é utilizada sobretudo por pessoas com deficiências motoras, com incapacidade de interagir com os computadores através do rato e teclado.

A empresa lançou o seu software EyeMine, baseado em Open Source, para que os jovens possam jogar Minecraft com os olhos, na versão PC. A aplicação pode ser descarregada gratuitamente por quem tem uma conta de Minecraft e é compatível com diversas marcas de Eye Tracking.

O software adiciona um interface especial no jogo, distribuindo as ações habituais de Minecraft numa grelha, tais como construir, escolher os objetos do inventário, atacar inimigos ou conversar com amigos.

A empresa acredita que a tecnologia permite às pessoas jogarem ao melhor nível das suas habilidades. E não se trata de uma preocupação apenas ao nível do entretenimento, mas uma oportunidade de reunir família e amigos, conferindo às crianças um impacto positivo na terapia, confiança e reabilitação das suas condições.

85 milhões de crianças aprenderam a programar com Minecraft
85 milhões de crianças aprenderam a programar com Minecraft
Ver artigo

Não é a primeira vez que surgem propostas para interfaces alternativas para pessoas com incapacidades motoras, tais como a Neurable, uma tecnologia que utiliza sensores de atividade cerebral do utilizador para controlar ações em jogos.