As empresas de telecomunicações e fabricantes de periféricos procuram as melhores soluções para criar redes domésticas de Wi-Fi inteligente, garantindo ligações mais rápidas sem perder o sinal. Tradicionalmente, os domicílios têm um router fixo e quanto mais afastados da respetiva divisão, o sinal vai-se perdendo, levando a adotar soluções alternativas tais como as powerlines. Nesse sentido começam a surgir soluções de Wi-Fi Mesh, uma rede baseada em diversos nods espalhados pela casa, que se ativam automaticamente mediante a posição dos utilizadores, garantindo ligações de qualidade.

O fabricante D-Link revelou novos produtos de Wi-Fi Mesh, baseados em PLC Powerlines e Range Extenders para a criação de sistemas de redes Wi-Fi em malha. A tecnologia permite ao utilizador aceder ao ponto de acesso mais próximo da sua rede e garantir uma maior cobertura de sinal.

O Kit COVR PLC Powerline WiFi Mesh P-2502 utiliza tecnologia Powerline para conduzir o sinal pela rede elétrica de uma forma direta e a uma velocidade de 1.300 Mbps sob o protocolo PLC AV2. Os dois adaptadores funcionam como pontos de acesso com WiFi AC 1200 com uma dupla banda 2.4/5 GHz. Estes adaptadores oferecem ainda três portas LAN Gigabit caso necessite ligar algum periférico através de cabos. O kit tem um custo de 199 euros.

Dependendo das necessidades da casa, o fabricante apresenta dois kits de extensores Wi-Fi Mesh: o COVR-C1203 com três pontos de acesso Wi-Fi AC 1200 a 299 euros, e o COVR-C1202 com dois pontos de acesso por 209 euros. Cada ponto de acesso contém duas portas LAN Gigabit, ambos assentes na plataforma Qualcomm Mesh Networking.

A tecnologia é gerida a partir de uma app, disponível em iOS e Android, sendo compatível com qualquer operadora de telecomunicações e respetivos routers de acesso. Através da interface web terá acesso a configurações avançadas, tais como opções de controlo parental. De notar que todos os kits recorrem à tecnologia MU-MIMO, enviando dados de forma simultânea para múltiplos dispositivos, aumentando o desempenho na presença de vários utilizadores.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.