Nem todos os televisores 4K estão aptas para tirar todo o partido das consolas de nova geração. Para obterem 120 FPS, por exemplo, os modelos necessitam de ter ecrãs a 120 Hz, muitas vezes encontrados nos topos de gama das marcas.

Por isso a Sony criou uma linha de televisores Bravia com funcionalidades exclusivas para a sua consola PlayStation 5. As Bravia XR ganham assim o rótulo de “Perfeito para a PlayStation 5”.

Os novos modelos vão introduzir duas funcionalidades novas e exclusivas para a PS5: o mapeamento automático de tons HDR e o Modo de Imagem automático por género. Obviamente que vão oferecer ecrãs de 120 Hz, para que a console debite os 120 FPS em 4K nos títulos compatíveis.

Veja na galeria imagens dos televisores Bravia XR:

A Sony refere que os modelos oferecem um atraso de entrada de 6 ms nos modelos Z9J, oferecendo maior suavidade e reatividade nos jogos, sobretudo os de ação, desporto e outros que necessitem de alto desempenho do sistema. A marca promete imagens com cores vibrantes e bons contrastes, assim como um sistema de som que coloca os utilizadores “no centro da ação”, seja a jogar ou a ver um filme.

Relativamente ao mapeamento automático de tons HDR, as definições do televisor são otimizadas instantaneamente durante a configuração inicial da PlayStation 5. A consola reconhece cada modelo individual da gama de televisores Bravia, selecionando a melhor definição de HDR. A Sony promete que neste modo os utilizadores vão poder visualizar detalhes e cores cruciais, mesmo em cenas de alto contraste, dando Gran Turismo 7 como um jogo que vai beneficiar desta tecnologia.

tek sony bravia xr

Quanto ao modo de imagem automático por género, os televisores Bravia XR detetam qual o conteúdo que os utilizadores estão a consumir, se a jogar, a ver filmes ou a assistir a programas de entretenimento. No caso de estar a jogar, o sistema minimiza o atraso de entrada, de forma a tornar a ação mais fluída. No caso de ver filmes, regressa ao modo standard, para se focar mais no processamento de imagem, para oferecer uma melhor imagem.

Ambos os modos vão chegar até ao final do ano, sendo necessário a devida atualização do sistema, tanto da consola como do respetivo televisor nos modelos compatíveis: Z9J, A90J, A80J, X95J, X90J. De salientar ainda que a Sony está a oferecer 100 euros de compras na PS Store na compra de uma Bravia XR, no seu website oficial.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.