Considerado o Surface mais acessível do seu catálogo, a Microsoft acaba de lançar no mercado português o Surface Laptop SE. Trata-se de um portátil construído especificamente para estudantes, estando disponível para instituições de ensino a partir de 299 euros. O computador pretende ajudar na adaptação aos modelos de ensino à distância ou aprendizagem em formato híbrido que foram introduzidos durante a pandemia.

O modelo tem um ecossistema de software composto pelo Windows 11 SE, assim como o Microsoft 365 Educação. O sistema operativo foi desenhado para a Educação, incluindo aplicações, assim como experiências online para ajudar os alunos a aprenderem e a desenvolverem as suas competências. A Microsoft diz ainda que o sistema operativo inclui ferramentas que apoiam a aprendizagem híbrida e inclusiva.

Veja na galeria imagens do portátil:

O Surface Laptop SE tem um ecrã de 11,6 polegadas e é alimentado por uma bateria com capacidade para 16 horas de utilização contínua. Apresenta um processador Intel Celeron e diferentes opções de conetividade, incluindo portas USB-C, USB-A, assim como jack 3,5 mm para ligar auscultadores. Tem ainda ligações online sem fios via Wi-fi 5 e Bluetooth 5.0 LE. Para participar em videoconferências, o portátil inclui uma câmara frontal com uma resolução de 720p.

Uma das preocupações da Microsoft para o modelo é a sua capacidade de reparação em caso de avaria. A gigante tecnológica assumiu no final de 2021 a parceria com a iFixit para reparação dos seus modelos Surface. Para esta versão, a fabricante diz que componentes como o ecrã, bateria, teclado ou a motherboard podem ser facilmente substituídos no local, procurando poupar custos às escolas ou administradores de TI.

A segurança mantém-se uma prioridade, e por isso, os portáteis têm a implementação do zero-touch, a gestão de equipamentos com um clique e segurança do chip à cloud para proteger alunos e professores durante as aulas virtuais.