Pelo quinto ano consecutivo, a PlayStation Portugal promove os Prémios PlayStation Talents, uma iniciativa que visa apoiar o desenvolvimento de videojogos em Portugal. O período de candidaturas arranca hoje e prolonga-se até ao dia 19 de setembro. À imagem dos anos anteriores, este concurso é destinado a pequenos estúdios, estudantes universitários, jovens programadores e empresas portuguesas que tenham faturado menos de 100 mil euros em 2018. Os candidatos terão de apresentar uma equipa de projeto composta pelo menos com três perfis: game designer, programador e artista.

As melhores propostas serão reveladas durante o mês de outubro. O vencedor do grande prémio e restantes categorias serão anunciados durante uma cerimónia de entrega de prémios em janeiro de 2020. O vencedor irá amealhar 10.000 euros em dinheiro para ajuda no desenvolvimento do projeto, assim como a publicação do mesmo na PlayStation 4.

Além disso, está reservado um espaço físico para a equipa em Lisboa, por um período de 10 meses, assim como uma campanha de promoção e marketing nos canais PlayStation avaliado em 50.000 euros. Por fim, como seria de esperar, o acesso ao kit de desenvolvimento para a PlayStation 4.

Este ano há duas novas categorias: melhor narrativa que visa os projetos que melhor contem a sua história. E o Especial Dreams, que são projetos desenvolvidos com o poderoso editor de Dreams, o mais recente videojogo da Media Molecule. Os projetos desenvolvidos com o Dreams candidatam-se a um prémio monetário no valor de 1.500 euros.

Nas restantes categorias estão listados o jogo mais inovador; melhor arte, melhor utilização das plataformas PlayStation, melhor jogo infantil; prémio Imprensa; melhor jogo de competição online; e por fim, o prémio especial Games for Good, atribuído em parceria com o IADE, para o projeto que melhor incorpore temáticas de responsabilidade social no seu conceito, capaz de contribuir para diálogos abertos sobre problemas reais na sociedade e do mundo.

Nos anos anteriores, o vencedor da primeira edição foi Strikers Edge, o único jogo que até agora conseguiu ser editado. Os restantes continuam ainda em produção, como é o caso de VRock, Out of Line e KEO.

Para saber mais informações e documentos a apresentar na candidatura, visite a página oficial dos Prémios PlayStation Talents.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.