A Kano disponibiliza um kit de programação inspirado no universo de Harry Potter que promete apelar aos jovens a paixão pelo código, tornando-os verdadeiros “feiticeiros” dos computadores. A caixa contém uma varinha para os utilizadores construírem, com diferentes componentes eletrónicos e instruções de montagem, passo-a-passo. Mas o objetivo é incentivar as crianças a descobrirem e a realizarem as suas próprias magias com a varinha, através da programação de atividades, jogos e interações divertidas com um tablet ou computador.

O conjunto ensina a programar em mais de 70 passos em forma de desafios, desde ligar blocos, utilizar a lógica, variáveis e outros conceitos através de JavaScript. A empresa refere que o sistema é simples para os iniciantes, mas expansivo para quem já domina a programação. O objetivo é programar interações que respondam diretamente aos movimentos feitos com a varinha, tais como animações em realidade aumentada, por exemplo.

Imagine lançar o feitiço “wingardium leviosa”, que segundo a obra de J.K. Rowling faz os objetos levitarem. Será possível programar a respetiva magia baseada em lógicas associadas aos objetos, para que quando agite a varinha no ar, o feitiço se realize.

Para tal, o kit disponibiliza uma aplicação, disponível para Windows, Mac, iOS e Android, que permite os utilizadores criarem a sua personagem e explorarem alguns cenários que podem interagir através da varinha, via Bluetooth. Esta está equipada com diversos componentes tecnológicos, tais como giroscópio, acelerómetro e magnetómetro para capturar com eficácia os movimentos feitos na realidade e transpô-los para a aplicação. O feedback da interação dá-se através de um pequeno cursor que representa a ponta da varinha, bem ao jeito dos comandos de movimentos das consolas da Nintendo.

Como explica o Engadget, a aprendizagem com o sistema da Kano está repartida em lições e objetivos, disponíveis no mapa durante a exploração. Para programar, os utilizadores devem combinar blocos com código e resolver alguns puzzles, de forma a obter diferentes combinações de ações. Uma janela de pré-visualização permite assistir em tempo real aos resultados da programação. Depois de completar o código, será desbloqueada a respetiva magia, que fica disponível no jogo.

O kit da Kano pode ser adquirido no site oficial por cerca de 115 euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.