Foi com pompa e circunstância que o Uncharted 4 chegou esta segunda-feira às lojas portuguesas. Num evento que teve lugar esta segunda-feira no El Corte Inglês, a PlayStation juntou centenas de fãs, ansiosos por deitar as mãos ao último capítulo da história de Nathan Drake. Os 150 primeiros tiveram direito a um desconto exclusivo de 30€.

Apesar de as portas da loja apenas terem aberto à 00h00, os primeiros clientes começaram a fazer fila algumas horas antes. Entre miúdos e graúdos, a expectativa de que este venha a revelar-se "o melhor jogo da saga", parecia ser transversal.

A contribuir para este entusiasmo deve-se o facto deste ser o primeiro jogo de Uncharted para a PlayStation 4. Apesar da NaughtyDog ter lançado os três primeiros jogos remasterizados para esta plataforma em outubro do ano passado, a construção de raíz de um jogo para a 4ªgeração da consola oferece todo um novo potencial gráfico, impossível de obter em jogos da PS3. Quando questionados acerca das suas expectativas para este último jogo, nenhum dos jogadores entrevistados pelo TeK Sapo se esqueceu de referir a espetacularidade dos gráficos que tiveram oportunidade de ver nos trailers e gameplays que, durante os últimos meses, foram disponibilizados na internet.

Outro aspecto ressalvado por quem já tinha tido contacto com o jogo foi a articulação e o aprofundamento da história, um pouco à semelhança do que acontece em Last Of Us, outro dos jogos da NaughtyDog. "O Uncharted tem muito a ganhar com esta inspiração no Last Of Us. Não perde a ação e ao mesmo tempo aprofunda diálogos e dá mais atenção ao storytelling, tornando a experiência de jogo mais envolvente", referiu um dos fãs da saga com quem o TeK teve oportunidade de falar minutos antes de ser possível comprar o jogo. 

E se esta aposta parece seguir uma tendência mais recente, também acompanha o amadurecimento do protagonista. A forma como a sua vida pessoal é explorada neste capítulo é o motor ideal para conduzir o jogador pela personalidade de Nathan Drake, que se vai dando a conhecer ao longo do jogo, mas principalmente durante as cutscenes que intercalam as missões.

Na campanha de comunicação que antecedeu o lançamento do Uncharted 4, a PlayStation levou Nathan Drake até às plataformas móveis com Uncharted Fortune Hunter. Mas, apesar de o jogo já ter sido descarregado milhares de vezes, os fãs que o TeK abordou consideram que as "limitações dos smartphones e dos tablets não permitem desenvolver versões muito interessantes". No entanto, destacam como ponto positivo a possibilidade de desbloquear extras para o jogo da PlayStation a partir daí e admitem que essa foi "a única razão" para descarregar a aplicação, que quase todos já tinham experimentado.

Uncharted 4 anuncia o fim do ladrão mais famoso da contemporaneidade dos videojogos e promete fazer uma despedida em grande. Quem já experimentou o jogo declara, sem rodeios, que "é um clássico instantâneo" e "que vai marcar uma geração". Para os fãs, ficará a saudade, "não sei o que é que vou jogar depois disto", dizia-nos esta segunda-feira à noite um jogador.