Muitas vezes os utilizadores olham apenas para a resolução do ecrã, assim como o tamanho físico do televisor, se este cabe em cima do armário ou fica bem em determinada área da sala, como principais fatores de compra. Há que saber adaptar o televisor ao espaço útil da sala, sobretudo à distância que se vai sentar no sofá para assistir às suas séries ou filmes favoritos, ou mesmo jogar nas consolas.

Para ajudar a avaliar o espaço para receber um novo televisor, a TCL partilhou um pequeno guia, considerando o tipo de utilização da mesma. A marca diz que a escolha do tamanho correto ajuda a obter a melhor experiência possível. Para a fabricante, existem algumas questões a considerar no processo de escolha. “Muito é debatido sobre qual dimensão que esta deve ter, contudo, a discussão é apenas no tamanho físico, tendo apenas como variável o tamanho da TV, sem nunca ter em conta se o tamanho é adequado ao espaço que irá estar”, naquilo que considera ser a distância entre o aparelho e o sofá.

Refere que a distância não depende apenas do tamanho e resolução, mas a posição do equipamento no ângulo de visão do utilizador. Este afeta a imersão dos conteúdos que são consumidos, dando o exemplo daquilo que acontece com os sistemas de som e da direção do qual é projetado. O ângulo de visão é um aspeto que está mesmo homologado como recomendações por parte das mais importantes entidades de tecnologia de cinema.

A Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE), recomenda uma cobertura de 30º do campo de visão como o mínimo para o consumo de conteúdos. Por outro lado, a THX recomenda uma cobertura de 40º do ângulo de visão para o consumo de filmes e series.

Na tabela proposta pode ver a relação do tamanho dos televisores em termos de polegadas e a respetiva distância recomenda, tanto para um ângulo de 30 ou 40º. Por exemplo, os pequenos ecrãs de 25 polegadas devem estar a uma distância entre 1,04 metros a 77 cm. Mas se pensar instalar um ecrã gigante de 85 polegadas, a distância a que se senta em frente deve estar pelo menos a 2,59 metros distância.

Distância televisores