No rescaldo da apresentação do seu catálogo de final de ano de computadores portáteis e monitores na semana passada, Jaume Pausas, diretor de marketing da Acer Ibérica, afirmou numa reunião com jornalistas portugueses, que o segmento de notebooks para gaming cresceu no país 24%, em relação ao ano passado. Um crescimento mais acentuado que Espanha, que se ficou nos 21%. O crescimento teve relação direta com o isolamento devido à pandemia, além de que há cada vez mais jogadores de PC.

Perante o saldo positivo do mercado, a Acer afirma que a marca cresceu acima dos valores gerais. Em Portugal, a fabricante obteve um crescimento de 60% no segmento de gaming, destacando-se no geral as vendas da gama Nitro e Predator, que na Europa estão praticamente 50/50 entre os mais vendidos, mas que em Portugal, por uma questão de disponibilidade, tendeu 60/40 para o Nitro.

O mercado de consumo geral também obteve um crescimento muito positivo para a marca, ainda que com valores inferiores ao registado no gaming. Neste caso, os modelos Aspire 5 e Swift 5 alavancaram o crescimento da marca em 40% das vendas.

Jaume Pausas manifestou-se muito contente pelo crescimento da marca, projetando já um aumento igualmente positivo para o primeiro semestre de 2021. A sua previsão é de um crescimento geral do mercado na casa dos 20%, mas tudo vai depender da evolução do mercado. Por outro lado, o lançamento das novas consolas de jogos, a PS5 e a Xbox Series X, vão dinamizar e incentivar a procura de novos monitores de gaming, sobretudo de resolução 4K.

O crescimento da marca prende-se com uma estratégia com propostas em diversos segmentos, como a produtividade, entretenimento, bem-estar, criatividade e inspiração. O seu conceito de redefinição de sala de estar, do ambiente relaxante para um local de trabalho requer necessidades para se poder trabalhar ou aprender, na sua atual filosofia. E isso esteve bem patente na apresentação do seu último catálogo.

O diretor da Acer salienta a aposta da tecnologia de ventiladores para a refrigeração dos seus portáteis, estando focada na tecnologia Vortex Flow, de forma a aumentar a performance dos seus equipamentos. Segundo Jaume Pausas, a capacidade térmica aumentou 33% graças à sua tecnologia. Também o periférico Predator Frostblade, adquiridos opcionalmente nos seus portáteis, é uma tecnologia que pretende responder às necessidades dos seus clientes, neste caso os profissionais de gaming. E ainda no que diz respeito à tecnologia de refrigeração para computadores, os ventiladores Predator Aeroblade apresentam na sua quinta geração um aumento de aerodinâmica e performance nos seus computadores.

Ainda área de gaming, a empresa revela a necessidade de introduzir novos monitores nos diversos segmentos. O modelo XB323U GX tem como público-alvo principal os jogadores profissionais, graças a sua tecnologia Predator XB3 Visioncare, com certificação TUV/Eyecare que reduz as emissões das luzes azuis nocivas. Este monitor tem resolução QHD, com uma taxa de refrescamento de 170 Hz. A marca afirma que ainda não lançou os seus ecrãs a 360 Hz porque está à espera que a NVidia lance a nova tecnologia Reflex, e dessa forma espera novidades para o primeiro trimestre de 2021.

Na área do gaming profissional, Jaume Pausas salienta que a sua plataforma Planet9 está a ser muito bem-recebida pela comunidade de jogadores, tendo utilizadores em 129 países. Em termos práticos, o Planet9 é uma plataforma online para ajudar os jogadores a encontrarem facilmente membros para as suas equipas, dentro de um nível semelhante, seja com objetivos alinhados, mas também as suas capacidades. As ferramentas incentivam os jogadores a melhorar a sua performance, graças ao feedback integrado perante o seu desempenho.

Há estatísticas detalhadas, para cada jogador individual e por equipas. A plataforma foi desenhada para possibilitar a todos os jogadores tomarem decisões baseadas nos dados para melhorarem o seu jogo, incluindo pontos mais fracos que devem ser trabalhados, ou aspetos mais fortes que devem ser explorados em seu benefício.

Veja imagens do Acer Book RS Porsche Design

Na sua última conferência de apresentação, a plataforma foi atualizada com a tecnologia SigridWave. Trata-se de uma tecnologia de tradução em tempo real, alimentada por inteligência artificial, para mensagens partilhadas dentro dos jogos a correr no Planet9. É ideal, por exemplo, para que jogadores asiáticos possam comunicar com a mesma fluidez com parceiros no ocidente.

No que diz respeito à área de consumo, para além dos seus portáteis Aspire e Swift, que são os mais vendidos. Jaume Pausas referiu dois produtos que não tiveram tanto destaque na conferência. Um deles é o projetor Acer VD Series, que foi desenhado para ser usado em casa pelos fãs de séries de televisão ou transmissões de jogos de futebol. Tem 30 mil horas de vida estimada, sendo ideal para usar em qualquer divisão da casa para servir as diferentes soluções de streaming.

O outro produto é a coluna inteligente Holo Smart Speaker, destacando-se a qualidade de som graças ao seu sistema de som DTS Sound 360. Vem preparado para Google Assistant, apresenta LEDs de mensagem e iluminação. Chega ao mercado no primeiro semestre de 2021.