A nova geração do Windows chega já no próximo dia 5 de outubro. O Windows 11 chegará sob a forma de uma atualização gratuita para todos os utilizadores da versão anterior do sistema operativo cujos computadores estejam aptos para instalá-la, lembrando que, se tem um equipamento recente, lançado nos últimos dois ou três, não deverá encontrar problemas nos seus requisitos de hardware.

Mas, se tem um computador muito mais antigo que não passou no "teste" de compatibilidade com o Windows 11 e se não pretende continuar a utilizar a anterior geração do sistema operativo, que estará disponível até 14 de outubro de 2025 (nas versões Home, Pro, Pro Education e Pro for Workstations), investir num novo equipamento é uma opção a considerar.

Assim, para o ajudar a encontrar um computador preparado para o Windows 11, o SAPO TEK preparou uma seleção de novos equipamentos compatíveis com o sistema operativo.

Além de opções pensadas para os fãs de multitasking, para quem precisa de dar um “boost” à sua produtividade e para quem prefere portáteis que combinem o melhor de dois mundos, com ecrãs táteis e diferentes posições de utilização, poderá também encontrar um dos mais recentes equipamentos Surface, que passa a estar disponível no mesmo dia em que se estreia o Windows 11.

Clique nas imagens para descobrir 8 equipamentos preparados para o Windows 11

CONHEÇA AS PROPOSTAS AO DETALHE

Revelado no mais recente evento da Microsoft, o Surface Go 3 estará disponível em Portugal a partir do próximo dia 5 de outubro, juntamente com o Windows 11. O modelo apresenta um design semelhante à geração, mas está equipado com a nova geração de processadores da Intel (Intel Core i3-10100Y ou  Pentium Gold 6500Y), prometendo ser 60% mais rápido.

Direcionado tanto para os mais novos, como também para trabalhos colaborativos, o equipamento chega em duas configurações diferentes de memória: uma com 4 GB de RAM e 64 de armazenamento e outra com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.

Em destaque está ainda uma bateria com autonomia de até 11 horas. O 2-em-1 Surface com ecrã tátil dispõe de duas câmaras com resolução de 1080p. Suporta Dolby Audio e caso deseje, pode optar por um modelo com ligação LTE.

No seu interior, o HP Pavilion Aero conta com a arquitetura Zen 3 da AMD, incluindo um processador AMD Ryzen 7 5800U e uma gráfica AMD Radeon. De acordo com a HP, o portátil conta com uma bateria com autonomia de até 10,5 horas e afirma-se como o modelo mais leve da fabricante, assente numa construção de chassis 100% em alumínio e magnésio.

O equipamento tem um ecrã de 13,3 polegadas, com uma moldura fina e uma relação de 90% com o seu corpo, numa imagem a 16:10 e resolução 2,5K. O ecrã apresenta ainda 400 nits de brilho e uma palete de cores 100% compatível sRGB.

O modelo foi produzido à base de plástico reciclado, com um equivalente a 6.000 garrafas de plástico. A sua tinta é à base de água, e as embalagens e almofadas protetoras de fibra são também 100% produzidas a partir de materiais reciclados. O computador faz parte do programa HP Planet Partners, ligada às entidades de economia circular e empenhadas na descarbonização.

Surface Laptop 4 apresenta-se como uma proposta concebida com a produtividade em mente, seja para o trabalho ou para o ensino. Este modelo de ecrã tátil com 13,5 polegadas está equipado com um processador AMD Ryzen 5-4680U e uma placa gráfica AMD Radeon. No seu interior, o equipamento dispõe também de 8 GB de RAM, 256 GB de armazenamento interno e uma bateria com autonomia para 19 horas.

O portátil conta com uma webcam HD integrada, capaz de gravar com qualidade de imagem mesmo condições com baixa luminosidade. Há também um conjunto de microfones para assegurar uma boa comunicação nas videochamadas e altifalantes Dolby Atmos Omnisonic, que prometem uma qualidade sonora cinematográfica e imersiva.

O Acer Swift 5, atualizado com a plataforma Evo, incluindo um processador Intel core i7 de 11ª geração e arquitetura Intel Irs Xe Graphics, é um modelo com especificações pensadas para os fãs de multitasking. O portátil dispõe de 16 GB de memória RAM, assim como 1 TB de armazenamento interno.

O computador está equipado com um ecrã tátil de 14 polegadas, preparado para ajudar os utilizadores a dar um “boost” à sua produtividade. Em destaque está também uma bateria com capacidade de 56 Wh, dispondo de uma autonomia para até 11 horas de funcionamento, e, de acordo com a marca, é possível recarregá-la para mais quatro horas em apenas 30 minutos.

Por fora, este modelo da Lenovo apresenta um design com acabamentos exclusivos para uma experiência premium. Já no seu interior, o portátil tem um processador Intel Core i7 de 11ª geração, acompanhado por uma placa gráfica NVIDIA Geforce MX450. Há também espaço para 16 GB de memória RAM, 1 TB de armazenamento interno e uma bateria optimizada para reagir de forma dinâmica às necessidades energéticas do equipamento e com autonomia para 19 horas. O Lenovo Yoga SLIM 7 PRO conta com um ecrã de 14 polegadas, com molduras reduzidas, resolução de 2,8 K e 400nits de brilho.

O Zenbook Flip 13 da Asus apresenta um design que combina portabilidade com versatilidade. O portátil dispõe de um ecrã NanoEdge FHD OLED de 13,3 polegadas, com uma dobradiça ErgoLift 360° que dá a possibilidade de escolher entre vários modos de utilização: portátil, “tenda”, base ou tablet.

No seu interior há um processador Intel Core i7 de 11ª primeira geração, além de gráficos Intel Iris Xe, 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno. A sua bateria oferece uma capacidade de 67WHrs e, graças ao suporte a USB-C Easy Charge, o portátil pode ser utilizado com uma vasta gama de carregadores USB-C padrão.

O portátil 2 em 1 da HP promete adaptar-se automaticamente ao ambiente, de modo a oferecer a melhor qualidade de imagem possível. O computador dispõe de um ecrã tátil de 13,5 polegadas com tecnologia BrightView para imagens claras e brilhantes mesmo quando as condições de iluminação não são as mais ideais.

Através do HP Command Center, que se afirma como o centro de inteligência do computador, é possível ajustar o desempenho às suas necessidades do utilizador. O portátil tem um processador Intel Core i7 de 11ª geração com gráficos Intel Iris Xe, 16 GB de RAM, 1 TB de armazenamento interno e uma bateria com autonomia para até 16,30 horas. A marca afirma que é possível carregar o portátil até 50% em cerca de 45 minutos.

Em destaque está também uma câmara de infravermelhos HP True Vision HD, a pensar em quem usa o Windows Hello, um HP Imagepad com gestos multi-toque e uma dobradiça 360° que permite usar o equipamento em quatro posições diferentes.

“Pequeno, mas poderoso”: é assim que a Dell descreve o seu portátil XPS 13. O equipamento inclui no seu interior um processador Intel Core i7 de 11ª geração e gráficos Intel Iris Xe, além de 16 GB de RAM, um SSD de até 512 GB e um novo sistema de arrefecimento. A sua bateria oferece uma autonomia até 14 horas e 11 minutos. O portátil conta com um ecrã de 13,4 polegadas, com InfinityEdge nos 4 lados e Gorilla Glass

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.