A primeira fase de candidaturas ao ensino superior público terminou no dia 23 de agosto e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior revela agora que o número de candidatos atingiu os 62.675, ultrapassando largamente as 51 mil vagas previstas.

Em comunicado, o Ministério avança que o número é o mais alto desde 1996. Em comparação com 2019, o valor representa um aumento de 11.384 candidatos. Recorde-se que, na primeira fase de candidaturas do ano passado foram registados 51.291, sendo que 51.036 foram colocados.

Estima-se que o número de novos ingressos no ensino superior “em todos os ciclos de estudos, públicos e privados, atinja cerca de 90 mil novos estudantes matriculados no próximo ano letivo de 2020/21”, em comparação com os 84 mil no ano passado.

Os dados incluem o Concurso Nacional de Acesso, que representa cerca de dois terços dos ingressos, assim como outras formas de entrada no sistema público, formações curtas em cursos técnicos superiores profissionais e o sistema privado.

O Ministério indica que, apesar de, pela primeira vez, metade dos jovens com 20 anos estarem a estudar no ensino superior, "as metas para as quais Portugal se deve orientar no contexto Europeu exigem atingir uma taxa média de frequência no ensino superior de seis em cada 10 jovens com 20 anos até 2030”.

Entre os objetivos, o Governo prevê ainda “alargar as qualificações de toda a população, garantindo atingir 40% de graduados de educação terciária na faixa etária dos 30-34 anos até 2023 e 50% em 2030".

Candidaturas ao ensino superior começam hoje. Há 51 mil vagas e crescem os cursos com competências digitais
Candidaturas ao ensino superior começam hoje. Há 51 mil vagas e crescem os cursos com competências digitais
Ver artigo

Recorde-se que, apesar do maior número de vagas disponíveis neste ano, espera-se que as médias sejam mais altas, já que as notas dos exames nacionais de quase todas as disciplinas subiram este ano, com exceção da Matemática Aplicada às Ciências Sociais. A média dos exames realizados a Biologia e Geologia, por exemplo, subiu 3,3 valores numa escala de 0 a 20, sendo agora de 14 valores

Os resultados da primeira fase do concurso nacional de acesso serão divulgados a 28 de setembro no website da Direção-Geral do Ensino Superior e podem também ser consultados através da aplicação ES Acesso, disponível para Android e iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.