A VK é a tecnológica russa responsável pela VKontakte, a maior rede social do país, com centenas de milhões de utilizadores. Esta quarta-feira, em comunicado, a empresa afirmou que a Apple teria removido a sua plataforma da App Store.O Ministério dos Assuntos Tecnológicos da Rússia disse ao canal público RT que estava já a investigar as razões que levaram "à eliminação das apps da VK e das contas de alguns dos seus developers". Importa notar que, em contrapartida, as apps estão ainda disponíveis na Play Store.

Desde a invasão da Ucrânia que o governo russo bloqueou várias plataformas de sociais norte-americanas, como o Instagram, o Facebook e o Twitter. Em sentido contrário, seguiram-se sanções à economia russa e a alguns indivíduos chave, como é o caso de Vladimir Kiriyenko, aliado de Vladimir Putin e CEO do VK Group.

Depois da Google, Rússia condena e multa WhatsApp e Snapchat
Depois da Google, Rússia condena e multa WhatsApp e Snapchat
Ver artigo

A VKontakte foi criada em 2006 por Pavel Durov, mais tarde afastado da tecnológica por recusar cooperar com as autoridades em várias ocasiões. Depois do projeto, Durov dedicou-se ao desenvolvimento da sua app de mensagens encriptadas, Telegram.

A remoção das apps da VK da App Store significa que os utilizadores russos que usam iPhone e iPad deixam de ter acesso às mesmas nos seus dispositivos móveis. Importa notar que a plataforma é o quinto site mais visitado do país. Em conversa com a Interfax, a gigante russa afirmou que as apps podem continuar a funcionar, mas serão notados alguns problemas ao nível dos pagamentos e das notificações, por exemplo.

É essencial recordar que, em protesto com a guerra na Ucrânia, a Apple deixou de vender os seus produtos na Rússia, tal como aconteceu com várias tecnológicas. Algumas das apps de notícias russas foram também suspensas em mercados estrangeiros, pelo que esta eliminação não deverá surpreender muita gente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.