O Twitter deve avançar nos próximos dias com uma versão renovada do seu plano pago e condicionar a utilização de uma conta verificada à subscrição das novas condições do Twitter Blue.

O Twitter Blue existe desde o ano passado, é uma versão opcional do serviço, com uma subscrição mensal de 4,99 dólares, que dá acesso a um conjunto de funcionalidades adicionais, nomeadamente de personalização e gestão de conteúdos da conta, e que permite livrar os utilizadores de alguma publicidade não desejada.

O website The Verge garante agora ter tido acesso a informação interna do Twitter sobre planos para aumentar o valor da subscrição para 19,99 dólares e indicações expressas do novo patrão da rede social para avançar com as mudanças ao plano rapidamente. Segundo a mesma fonte, rapidamente significa até 7 de novembro, um prazo que deve ser cumprido pelas equipas de desenvolvimento, sob ameaça de despedimento.

A nova subscrição do Twitter Blue passará a ser, alegadamente, a única forma de manter uma conta verificada na plataforma. Quem já usa esta funcionalidade terá 90 dias para migrar para o plano pago, ou a sua conta perde esse selo.

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O The Verge diz que as equipas envolvidas no projeto de revisão do plano de subscrição pago do Twitter foram informadas este domingo por Elon Musk, que no final da semana passada comprou a plataforma e vai passar a dirigi-la, que tinham até 7 de novembro para lançar a nova versão do plano, caso contrário seriam despedidos.

O processo de verificação de contas no Twitter tem sido polémico e foi mesmo um dos argumentos usados por Musk quando esteve para desistir do negócio, à boleia do número inflacionado de contas falsas da rede social. Não admita por isso que esta seja uma das primeiras áreas de ação de Musk, que este domingo já deixou uma publicação no seu perfil da rede social a indicar que “todo o processo de verificação está a ser reformulado neste momento”.

O Twitter Blue dá acesso a recursos premium como desfazer tweets e prioridade no acesso a novas funcionalidades que o serviço esteja a desenvolver e testar. Há também alguns conteúdos publicitários que podem ficar fora da experiência de um utilizador Twitter Blue, embora não todos nem em todas as geografias onde a subscrição está disponível: Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Entretanto, continuam a surgir notícias, não confirmadas, de planos para despedimentos em massa no Twitter durante as próximas semanas. Espera-se que o tema tenha desenvolvimentos já nos próximos dias, uma vez que os responsáveis de cada área já terão começado a eleger quem vai sair. Nas equipas de engenharia terão prioridade para sair aqueles que não contribuíram para os desenvolvimentos mais recentes no software da rede social.

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