De um modo geral, a Anacom salienta que os serviços de Intercidades da CP apresentam uma boa qualidade do serviço móvel. O regulador avaliou a prestação dos serviços da MEO, NOS e Vodafone durante as viagens de longo curso, referindo que globalmente existe sinal de rádio e foi possível estabelecer chamadas com sucesso em 98% dos testes e uma terminação bem-sucedida das mesmas em 94%.

Ainda assim, deixa o aviso que existem zonas da linha onde não existe qualquer operador a fornecer redes móveis, referindo-se aos túneis mais distantes dos grandes centros urbanos e junto ao estuário do Sado. Nestes casos, é impossível o acesso ao número de emergência 112, caso seja necessário, desafiando as operadoras de telecomunicações a melhorarem o respetivo desempenho da linha.

De recordar que a instalação de Wi-Fi nos comboios da CP Intercidades começou em 2015, num processo gradual de alargamento da rede às linhas.

Os testes decorreram entre os dias 3 de abril e julho de 2022, tendo sido verificadas as capacidades 2G, 3G, 4G e 5G em alguns dos troços ferroviários do serviço Intercidades da CP. Lisboa–Évora; Lisboa–Guarda; Lisboa–Beja; Lisboa–Faro; Pampilhosa–Guarda; Porto–Braga; Porto–Guimarães; Porto–Valença; Porto–Lisboa. Troços que somaram uma extensão de cerca de 5.400 quilómetros percorridos e que no total foram feitas 11.560 chamadas de voz, 11.242 testes na plataforma NET.mede, assim como 389.611 registos do sinal de rádio.

Nas suas conclusões, a Anacom diz que o sinal de rádio esteve presente em 99% das amostras, sendo que 87% registaram valores de qualidade entre “Aceitável” e “Muito Bom”. Cerca de 1% da rede estava sem cobertura. O 4G continua a ser a tecnologia de ligação mais registada no teste, com 53%, e no caso do 5G já representa 32% dos registos.

A nível global, também o serviço de voz obteve um bom desempenho global, registando 98% para chamadas efetuadas com sucesso e 94% para as que foram concluídas com sucesso. Mas aponta algumas zonas das linhas onde é mais difícil ligar ou manter a chamada, e neste caso destaca os seguintes troços pela negativa, na oferta dos três operadores principais:

  • Portela–Trofa;
  • Pampilhosa–Mortágua;
  • Mangualde-Fornos de Algodres;
  • Rodão–Abrantes;
  • Pombal–Entroncamento;
  • Vendas Novas–Casa Branca;
  • Casa Branca–Évora;
  • Pinhal Novo–Grândola;
  • Ermidas Sado–Funcheira;
  • Funcheira–Santa Clara Saboia
  • Santa Clara Saboia–Messines Alte

No que diz respeito ao serviço de dados, a Anacom diz que o desempenho global é razoável, registando taxas de sucesso de 85%, no que diz respeito a início e conclusão dos mesmos. O melhor desempenho foi obtido pela MEO. E no geral, as velocidades de download foram superiores a 80 Mbps e upload acima dos 15 Mbps, concluindo assim que os resultados são razoáveis, destacando a NOS com a melhor performance.

Ainda assim, diz que os resultados são bastante variáveis, registando picos máximo de download de 1074 Mbps e upload de 147 Mbps. Mas registou mínimos de 0,1 Mbps, tanto em download como upload, em alguns troços. E mais uma vez, salienta os troços marcados pela negativa que devem ser melhorados:

  • Portela–Trofa;
  • Pampilhosa–Mortágua;
  • Mortágua–Santa Comba Dão;
  • Mangualde–Fornos de Algodres;
  • Rodão–Abrantes;
  • Fundão–Castelo Branco;
  • Pombal–Entroncamento;
  • Entroncamento–Santarém;
  • Santarém–Vila Franca de Xira;
  • Pinhal Novo–Vendas Novas;
  • Vendas Novas–Casa Branca;
  • Casa Branca–Alcáçovas;
  • Casa Branca–Évora;
  • Pinhal Novo–Grândola;
  • Grândola–Ermidas Sado;
  • Ermidas Sado–Funcheira;
  • Funcheira–Santa Clara Saboia;
  • Santa Clara-Saboia–Messines-Alte e Albufeira (Ferreiras)–Loulé

Nota de redação: Notícia atualizada com mais informação. Última atualização: 12h23.

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