A partir desta semana, é possível que as suas sessões de navegação no YouTube se tornem ligeiramente mais frustrantes, uma vez que a plataforma vai aumentar o número de anúncios impossíveis de ignorar. De acordo com a empresa, todos os canais com números suficientes para monetizar vídeos, podem agora exibir publicidade deste género.

Vídeos na vertical? Não, não é um bug. O player do YouTube está mesmo mais "flexível"
Vídeos na vertical? Não, não é um bug. O player do YouTube está mesmo mais "flexível"
Ver artigo

A empresa disponibilizou esta funcionalidade há já vários meses, mas numa fase inicial foram apenas alguns os canais que tiveram direito a integrar estes anúncios nos seus vídeos. No entanto, a opção vai ser adicionada ao YouTube Partner Program para que os criadores de conteúdos possam dar-lhe uso de forma independente.

Para estes últimos, esta pode ser uma forma de gerar mais receita, já que os anunciantes tendem a pagar mais por anúncios que os utilizadores não podem ignorar.

Note que esta opção não se vai aplicar a anúncios com mais de 20 segundos, segundo indica a página Google Help. Contudo, 20 segundos é o quadruplo do tempo que um utilizador é obrigado a assistir no caso dos anúncios "ignoráveis".