À medida que o ransomware continua a marcar o atual panorama da cibersegurança, com múltiplas organizações e entidades a serem afetadas por esta ameaça, os Estados Unidos deixam o alerta: este tipo de ataques está a tornar-se cada vez mais sofisticado e é cada vez mais difícil para o país manter esforços para mitigar as suas consequências.

Em declarações à Bloomberg, um alto-funcionário da Casa Branca detalha que os Estados Unidos continuam a trabalhar para inviabilizar métodos de pagamento ilícitos que tornam o negócio do ransomware lucrativo para os cibercriminosos. 

Ainda em março Joe Biden assinou uma lei na área da cibersegurança que exige que determinados setores reportem fugas de dados causadas por ciberataques ao Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos num prazo de 72 horas desde a descoberta do incidente, ou de 24 horas caso os cibercriminosos exijam um resgate.

No entanto, os cibercriminosos continuam a expandir o número de alvos e a expor informação de organizações caso não sejam cumpridas as suas exigências. A luta contra as ameaças crescentes estará em destaque ao longo desta semana na Counter Ransomware Summit, organizada pela Casa Branca, que reúne responsáveis vindos de 37 países e 13 empresas da área.

Entrevista: Empresas e governos não são à prova de bala e é preciso estar preparado para o pior
Entrevista: Empresas e governos não são à prova de bala e é preciso estar preparado para o pior
Ver artigo

Como avança a Reuters, a Casa Branca espera que a conferência permita aos países participantes "instituir um conjunto de ciber-normas que são reconhecidas por todo o mundo para combater ameaças de ransomware e responsabilizar os criminosos”.

Os participantes da Counter Ransomware Summit assinarão também uma declaração conjunta esta terça-feira, que inclui um compromisso para reforçar as medidas tomadas relativamente a países conhecidos por albergarem grupos de ransomware.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.