Dirigido a empresas, startups e universidades, o Blockchain Fidelidade Insurance Challenge tem como um dos seus propósitos promover a inovação no tecido empresarial português no âmbito do Blockchain, mais concretamente perceber de que forma esta tecnologia pode ajudar a detetar fraudes no segmento dos seguros.

Promovida pela Fidelidade, a iniciativa assenta em dois desafios: um “fechado” que dê resposta a uma necessidade específica do negócio da Fidelidade, o one-time insurance para eventos desportivos, e outro “aberto” que dê resposta a uma necessidade de uma determinada área do sector.

No primeiro caso pretende-se estimular o desenvolvimento de uma rede em Blockchain que permita a subscrição rápida e pragmática de produtos que cubram os riscos de acidentes dos participantes em eventos desportivos. Na segunda hipótese quer criar-se um modelo de seguro paramétrico, aproveitando a capacidade de monitorizar o risco online com base em parâmetros e no reconhecimento em Blockchain de eventos despoletados.

Em resposta ao primeiro desafio, a Aliança Portuguesa de Blockchain anunciou que as equipas qualificadas para a fase seguinte do Blockchain Fidelidade Insurance Challenge propuseram soluções inovadoras baseadas em caraterísticas como a acreditação e identificação clara das partes envolvidas, a segurança e a privacidade das transações ou a eficiência de recursos.

Rui Serapicos, da Aliança Portuguesa de Blockchain acredita que “o sector dos Seguros será um dos que mais rapidamente poderão beneficiar do uso da tecnologia Blockchain”, salientando que as soluções apresentadas pelas equipas selecionadas “vão ao encontro do que foi proposto pela Fidelidade”, podendo brevemente “estar disponíveis no mercado nacional”.

A  fase de mentoring centra-se em analisar a demonstração da solução sobre a plataforma de dados anonimizados, devendo os participantes submeter os seus documentos até dia 31 de agosto de 2018. Os projetos selecionados para a fase final da iniciativa serão anunciados a 11 de setembro. Pode aceder ao regulamento aqui.