O software de bloqueio de publicidade AdGuard investigou ligações comuns entre diversas extensões dos navegadores de internet Chrome e Firefox, assim como certas aplicações dos smartphones iOS e Android, e descobriu que os sistemas recolhem dados pessoais dos utilizadores.

As ligações comuns suspeitas fizeram sobressair o nome da empresa Big Star Labs, que desenvolveu algumas apps e extensões para bloquear publicidade de websites, aumentar a performance dos equipamentos, limpezas de sistema e otimização de bateria, como lista o site Bleeping Computer. A AdGuard refere que foram feitas instalações em cerca de 11 milhões de dispositivos.

A empresa é acusada de recolher informações privadas dos utilizadores e mentir na sua política de privacidade referindo que apenas recolhe dados não pessoais ou anónimos. As suas ferramentas reúnem todo o histórico de browsing sem os tornar anónimos, o que pode permitir a terceiros aceder aos hábitos de navegação e aspetos da sua vida.

A AdGuard menciona ainda que certas aplicações da empresa registam todo o histórico de navegação, invés de apenas as páginas que são bloqueadas pela ferramenta, uma prática que choca contra as políticas de todas as lojas de aplicações, mas que ainda assim estão disponíveis para fazer o download.

O mais grave, segundo a investigação, é que a empresa tem consciência do que está a fazer, tentando disfarçar intencionalmente as ações. Exemplo disso é a forma da empresa se identificar, com os seus documentos a conter o seu nome em forma de imagem, e nunca em formato escrito para não ser pesquisável nos motores de busca. O mesmo para os textos relacionados com as políticas de privacidade.

Outra prática durante a instalação de aplicações de Android é o pedido aos utilizadores para aceder ao serviço de acessibilidade, uma “porta” muito utilizada para a infeção de malwares, embora não tenha sido detetada qualquer ação maliciosa da empresa.

De salientar ainda que a respetiva prática de recolha choca contra as recentes regras do RGPD ao não pedir aos utilizadores o consentimento explicito para recolher as informações privadas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.