Levi Dias é um jovem streamer de 28 anos, que tal como muitos outros, tem os videojogos como uma paixão desde pequeno. Profissionalmente é segurança privado, profissão que atualmente não exerce, assumindo as streams na Twitch como atividade principal. Nutre uma grande paixão pela fotografia, juntando-lhe a sua habilidade na edição.

“O gato português mais conhecido da Twitch”

O que o torna diferente de outros streamers é que Levi não “dá a cara” nas suas transmissões. Quando liga a stream, o criativo assume o avatar Dimci, um gato projetado em realidade aumentada, que replica os seus movimentos e expressões, e no seu canal, faz a companhia aos milhares de seguidores registados. Começou as streams no final de outubro de 2018, há quase três anos e conta com quase 6,5 mil seguidores na Twitch.

Ao SAPO TEK explicou que as transmissões até poderiam ter começado há mais tempo, pois já tinha um setup composto por um bom computador e microfone, mas o problema foi a ligação à internet na sua zona que sempre deixou muito a desejar. “Desde muito cedo já consumia regularmente conteúdos em plataformas como justin.tv principalmente vlogs e depois mais tarde o YouTube onde assisti e assisto a milhares de vídeos relacionados com gaming e por essa razão, fascinado com o que podia trazer como criador, sempre quis estar pronto”.

Desde sempre o seu plano passou por trazer conteúdo variado, mas com o foco principal na interação com as mensagens dos espetadores no chat em tempo real. “Durante vários anos, como consumidor, fui percebendo a importância na leitura das mensagens, mesmo quando se torna difícil aplicar técnicas para conseguir perceber o feedback de quem assiste”.

Veja na galeria imagens do DIMCI

Uma das preocupações de Dimci foi melhorar a sua comunicação, sentindo que conseguiu melhorar desde que aumentou a frequência das suas transmissões, desde o início de 2020, quando perdeu o seu emprego e decidiu abraçar o desafio de ser criador de conteúdos a tempo inteiro. Além do seu canal na Twitch, onde faz as transmissões ao vivo, conta ainda com a plataforma do YouTube, onde coloca os seus vídeos. Conteúdos baseados em gameplays de diferentes géneros, independentemente das plataformas, PC ou consolas existentes no mercado.

Antes de ser streamer, Levi Dias trabalhou sete anos na área da segurança privada, mas sempre foi grande apaixonado e consumidor das plataformas de stream. A sua profissão permitia-lhe, sempre que possível, assistir às transmissões na Twitch, que foi usado como forma de tomar notas para o seu futuro. “Quando comecei nunca pensei que ia ter a oportunidade de tornar as streams em algo tão regular e a minha atividade principal, apesar de sempre ter sido um sonho conseguir viver da criação de conteúdos”.

“Quando comecei nunca pensei que ia ter a oportunidade de tornar as streams em algo tão regular e a minha atividade principal, apesar de sempre ter sido um sonho conseguir viver da criação de conteúdos”

Questionado pela razão da escolha de um gato, para encarnar Dimci neste mundo do streaming, que lhe tem valido muita atenção por parte dos fãs, Levi Dias diz que foi fácil a opção, “porque sempre gostei da ideia de ser representado como um”. Trata-se de um animal comum, que muitos dos seus seguidores têm, e sabem as diferentes personalidades que podem ter. “Foi a melhor decisão que podia ter feito pela originalidade e a força que deu à minha marca”, explica ao SAPO TEK.

Apesar da popularidade atual, e ser altamente reconhecido pelo seu avatar, Levi Dias explica que inicialmente teve bastantes desafios quando iniciou esta aventura. Sobretudo na fase inicial do seu canal, quando muitos não percebia que a personagem que viam no ecrã lê os seus movimentos pela webcam, oferecendo um feedback visual de quando está a olhar para a janela de chat ou para o monitor com o gameplay.

Diz mesmo que aquilo que foi interpretado inicialmente como uma fraqueza do seu canal, é atualmente um sinónimo de funcionalidade e de um canal mais focado na interação com o chat. “Vejo cada vez mais streamers a escolher esta alternativa para usufruir também de um investimento inicial num melhor microfone, em vez da iluminação ou uma melhor webcam”.

Dimci
O setup que Levi Dias, conhecido como Dimci, utiliza durante as streams.

Fazendo uma análise ao estado atual do ecossistema Twitch, Dimci demonstra uma grande infelicidade pela falta de clareza nos termos de serviço e com problemas na sua liderança. “A liderança da Twitch nas livestreams nunca esteve tão fragilizada com os avanços do YouTube, que de forma saudável se está a tornar uma alternativa para muitos criadores que procuram estabilidade nos seus rendimentos mensais”. Refere que a Twitch tem vindo a receber muitos utilizadores novos, à boleia de novos streamers do YouTube, trazendo comunidades que procuram um conteúdo específico nem todos os criadores da Twitch estão dispostos a transmitir.

Fazendo um balanço da pandemia, Dimci sente que a sua presença foi muito importante durante a pandemia “e tive o privilégio de ter esse feedback da minha comunidade”. Salienta que o seu público evoluiu, crescendo consigo em proximidade, partilhando momentos muito importantes pessoais e profissionais, dando o exemplo dos aniversariantes que são sempre lembrados. “São uma força para mim como criador para continuar a enfrentar todos os desafios e sem dúvida uma grande ajuda para mim durante a pandemia”.

Desafios e a importância dos números

Dimci explica que a rotina de um streamer é bastante ativa, vendo cada vez mais com admiração o trabalho de outros criadores que já estão no meio há mais tempo. “A preparação de uma livestream começa muito antes do seu início com a sondagem do conteúdo disponível e a seleção do melhor para mim como criador e para os espetadores”. Por ser um “variety streamer”, ou seja, um criador de conteúdos de variados jogos, procura estar sempre atento aos lançamentos e eventos, agendando os mais relevantes para o canal, de forma a requisitar o seu acesso e planear a cobertura dos eventos.

“Se o objetivo é criar livestreams, valorizem quem participa no chat, como streamer é o melhor presente que vocês podem ter”

Nesse sentido, diz que é um desafio conciliar a criação do conteúdo das livestreams, manter as suas redes sociais atualizadas e ao mesmo tempo fazer a gestão das oportunidades que lhe chegam por mail. E para isso, diz que dedicou bastante tempo a agilizar processos de preparação, para conseguir dedicar-se mais à gestão do canal. Decisões que o recompensaram bastante ao longo do tempo.

Levi Dias diz que quando começou a fazer livestreams estava completamente focado na criação de conteúdo e não nas métricas do canal, assim como os apoios. Por opção, não deu acesso ao sistema de subscrições e donativos no seu canal. Mas com o natural crescimento do seu canal, foram surgindo investimentos necessários e que a sua comunidade quis ajudar a concretizar e foi assim que começou a receber as primeiras contribuições do seu público.

“Quando, por surpresa, tive a oportunidade de ser criador a full-time a preocupação com objetivos já se tornou mais real, mas felizmente já contava com mais de um ano de livestreams regulares e a comunidade, até ao presente, tornou hábito a minha presença e companhia e as métricas foram naturalmente crescendo”.

tek dimci

Conciliar a sua atividade como streamer com a vida familiar e social não é fácil, diz o criador, sobretudo no início quando ainda mantinha o seu emprego a tempo inteiro. “Sinto que só consegui encontrar um balanço saudável entre tudo depois de dedicar algum tempo às streams, criando processos para que da próxima vez que fosse anunciar ou preparar conteúdo, fosse mais rápido que a última vez”.

Em conclusão, nos conselhos deixados a outros criadores e fãs que o acompanham nas streams, Dimci diz que devem descobrir o máximo que puderem sobre si antes de darem esse passo, o que realmente gostam e o que os motiva a passar o tempo livre. “Procurem contribuir com algo diferente na plataforma e sejam determinados na criação de conteúdos, mesmo nas alturas mais complicadas, em que as métricas não são favoráveis na plataforma”. Salienta ainda que a descoberta do conteúdo não depende apenas da qualidade, devem diversificar as plataformas onde fazem conteúdo. “Se o objetivo é criar livestreams, valorizem quem participa no chat, como streamer é o melhor presente que vocês podem ter”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.