O teste está a ser conduzido com a ajuda de uma empresa japonesa de tecnologia blockchain que permite um registo descentralizado de transações, usada na Bitcoin e em outras criptomoedas, mas que tem potencial para suportar uma grande variedade de negócios.

As moedas digitais nacionais e as criptomoedas partilham tecnologia blockchain, mas diferem na sua essência. Nas criptomoedas o sistema é descentralizado e o utilizador permanece anónimo. Já estas divisas digitais são emitidas e reguladas por uma autoridade central.

O banco central do Laos e a empresa japonesa Soramitsu assinaram na segunda-feira um memorando de entendimento para lançar a divisa digital nacional, de acordo com o diário económico japonês Nikkei Asia.

A moeda vai ser distribuída aos clientes nos bancos comerciais e pode ser utilizada como meio de pagamento nas empresas do Laos, bem como ser transferida através da leitura de códigos QR em telemóveis, sem a necessidade de uma conta bancária.

Índia começa a testar criptomoeda própria para usar no comércio eletrónico
Índia começa a testar criptomoeda própria para usar no comércio eletrónico
Ver artigo

O Laos procura tornar, desta forma, os serviços financeiros mais acessíveis à população, num país onde cerca de 70% das 7,5 milhões de pessoas não possuem uma conta bancária.

A nação, entre as mais pobres do sudeste asiático, também vai explorar transações digitais com o Camboja, onde a Soramitsu já ajudou a lançar a moeda digital, a Bakong, em outubro de 2020.

Vietname, Filipinas, Tailândia e Singapura são outros países da região que estão a explorar os benefícios de uma moeda nacional digital, permitindo-lhes manter um maior controlo sobre as políticas monetárias, mas também sobre as transações dos cidadãos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.