O .pt somou, esta terça feira, o maior número de registos feitos num só dia, desde a sua liberalização em 2012. O domínio de topo português conseguiu um total de 1.034 de registos nas primeiras 24 horas da entrada em funcionamento das novas regras.

As novas condições que permitem o registo de um site no domínio de topo para Portugal entraram em vigor no dia 2 de fevereiro e trazem algumas mudanças, refletindo as sugestões recebidas pelo .PT durante o período de consulta pública, que decorreu entre os dias 22 de maio e 5 de junho de 2020.

Entre as alterações está o facto de as regras para os domínios com dois caracteres passarem a ser as mesmas que vigoram para o registo dos restantes nomes de domínio, “tornando mais acessível o registo de domínios em .pt, o que ajuda a explicar o desempenho acima dos mil registos em apenas 24 horas”, refere o .PT numa nota enviada às redações.

Igual destaque para mudanças como a eliminação dos classificadores pouco utilizados, como .edu.pt e .org.pt, passando a ser apenas possível o registo de novos nomes de domínio sob .pt, .com.pt e .gov.pt.

Ficaram também definidos aspectos como a possível remoção de domínios que alojem conteúdos ilegais ou qualificados como enquadráveis no conceito de DNS Abuse - atividades de disseminação de malware, phishing, pharming, botnets e/ou spam, na sequência de notificação da autoridade competente para o efeito; a proibição de registo de domínios utilizando palavras ou expressões contrárias à lei; e um mecanismo ágil e automatizado de monitorização por amostragem dos nomes de domínio registados.

tek grafico registo PT com novas regras

“A dinâmica associada à matéria do registo de domínios obriga a um desenvolvimento e capacidade de adaptação constantes. É neste quadro de evolução que surgem as novas regras de registos já em vigor, de forma a adaptar o .pt às novas realidades e desafios que diariamente assistimos no mundo do digital”, refere Luisa Ribeiro Lopes, presidente do Conselho Diretivo do .PT, em comunicado.

Recorde-se que os sites terminados em .pt atingiram um valor recorde em 2020, somando 96.715 novos registos, mais 18.020 do que em 2019, o que representa uma subida de 22,9%.

Segundo a entidade responsável pela gestão do domínio de topo português, no primeiro semestre de 2020 contabilizaram-se quase 50 mil novos registos diretos em .pt, mais 10.423 do que no período homólogo, o que corresponde a um aumento de 26,35%. O mês de abril foi o que apresentou o maior crescimento face ao ano anterior – 67% -, bem como o maior número de novos domínios.

.