Já começaram os testes em Portugal das novas opções de autenticação da idade dos utilizadores do Instagram. O sistema será utilizado sempre que um menor de idade tentar modificar a data de nascimento para 18 ou mais anos. Essa mudança obriga a uma verificação de idade através de três formatos: utilizar o documento de identificação; através da gravação de um vídeo em forma de selfie; mas também é possível pedir a amigos em comum a verificação da idade.

Os novos mecanismos foram desenvolvidos em parceria com a Yoti, uma empresa especializada na verificação online da idade, sem colocar em causa a privacidade dos utilizadores. O objetivo da Meta é oferecer às respetivas faixas etárias a experiência da rede social apropriada à sua idade. Os primeiros testes começaram em junho deste ano nos Estados Unidos e a Meta está agora a expandir a funcionalidade para outras regiões.

Veja na galeria imagens das funcionalidades de confirmação de idade do Instagram:

Desde 2019 que a Meta pede aos utilizadores a indicação da sua idade, sendo atualmente um requisito para utilizar a rede social, sendo o objetivo oferecer experiências distintas a um público adolescente. Assim, é obrigatório ter 13 anos para poder registar uma conta na maioria dos países, mas em alguns a idade mínima é superior. Através da idade, a plataforma combate abordagens impróprias dos predadores sexuais, ou simplesmente contactos indesejados com adultos desconhecidos.

Descrevendo as formas de verificar a idade, o Instagram permite que grave um vídeo em forma de selfie, com instruções no ecrã para continuar o processo. A Yoti utiliza as suas ferramentas para identificar as características faciais do utilizador e reconhecer a idade baseado neste padrão. A Meta diz que logo após a verificação da idade a imagem é apagada, mantendo a privacidade do utilizador.

Através da confirmação de amigos, é possível pedir a seguidores mútuos que confirmem a idade. Neste caso, a pessoa que confirmar tem de ter pelo menos 18 anos e não pode ser consultada por mais ninguém para o mesmo efeito. Assim, as três pessoas que forem selecionadas para confirmar a idade do utilizador solicitado terão de responder dentro de três dias.

Por fim, através do documento de identificação, tal como a carta de condução ou de cidadão, também pode confirmar a idade. Quando submetido o documento, este fica armazenado nos servidores até ao máximo de 30 dias até ser excluído.

A Yoti tem sido apontada positivamente pelos reguladores pela abordagem e experiência no uso de inteligência artificial responsável. A empresa utiliza imagens anónimas de diversas pessoas de todo o mundo para treinar a sua IA. Apenas foram utilizadas imagens de pessoas que deram autorização para o uso dos seus dados, além de poderem pedir a exclusão dos mesmos em qualquer altura.

A empresa de Mark Zuckeberg afirma que também está a utilizar ferramentas adicionais de IA para apurar a idade dos utilizadores, se é um adolescente ou adulto. Parte dessa confirmação de idade serve para impedir que os adolescentes acendam a ferramentas como o Facebook Dating, receber mensagens de adultos ou acesso a conteúdos de anúncios restritos. Depois de testada, a tecnologia será depois expandida a outros ecossistemas da Meta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.