Depois de anunciar uma série de mudanças às plataformas Teams e Viva em junho, a Microsoft revela agora novidades para o Teams Phone, que dá aos utilizadores a possibilidade de fazerem chamadas telefónicas diretamente a partir da aplicação.

No seu blog oficial, a gigante tecnológica explica que, com a pandemia de COVID-19 a fazer aumentar a popularidade das reuniões através de plataformas de videochamada, muitos esperam que, à medida que os modelos de trabalho híbrido se tornam no “novo normal”, também haja algum tipo de mudança no que toca às tradicionais chamadas telefónicas.

Este tipo de chamada continua a ter um papel importante no mundo empresarial e, tal como indica a Microsoft, perto de 80 milhões de utilizadores em mais de 180 países recorrem ao Teams Phone para torna-las mais colaborativas.

Assim, a tecnológica dá a conhecer uma série de novidades que prometem aumentar a capacidade de colaboração durante chamadas telefónicas, assim como a produtividade dos trabalhadores que recorrem à plataforma.

Em destaque está uma nova funcionalidade que permite transferir chamadas que estão a ser realizadas em modo desktop para um smartphone e vice-versa sem interrupções. A Microsoft indica que basta abrir a aplicação do Teams no dispositivo para onde se pretende transferir a chamada e tocar para confirmar.

As chamadas de SPAM são incómodas e acabam por interromper o fluxo de trabalho. Entre as novidades anunciadas chega uma funcionalidade de identificação deste tipo de chamadas telefónicas e que permite rejeitá-las mais facilmente. Adicionalmente, a plataforma passa a assegurar que as chamadas feitas pelos utilizadores não são acidentalmente identificadas como SPAM.

Mais colaboração e visualizações personalizadas: Microsoft traz mudanças às plataformas Teams e Viva
Mais colaboração e visualizações personalizadas: Microsoft traz mudanças às plataformas Teams e Viva
Ver artigo

Há também espaço para suporte à Apple CarPlay, a pensar em quem tem a necessidade de participar em chamadas “on-the-go”, assim como uma funcionalidade de transcrição e gravação de chamadas, que estará disponível no final deste ano e uma função “push-to-talk” para telefones fixos compatíveis.

Mas não é tudo: apesar da popularidade da tecnologia Voice over Internet Protocol (VoIP), fazer chamadas telefónicas mais “tradicionais”, ligadas à rede pública comutada de telecomunicações (PSTN, na sigla em inglês) continua a ser uma necessidade para muitas empresas.

A Microsoft indica que, através da funcionalidade Operator Connect será possível ligar os serviços PSTN à Teams, permitindo, por exemplo, poupar a nível de custos de implementação de infraestrutura.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.