A Polícia Judiciária, através da sua unidade UNC3T, em colaboração com a EUROPOL, lançou uma campanha de sensibilização às pessoas, alertando que ser “mula de dinheiro” constitui um crime, e no caso de ter sido aliciado deverá denunciar às autoridades. E o que são “mulas de dinheiro”? Tratam-se de pessoas que são recrutadas por organizações criminosas para transferirem fundos ilícitos de um local para o outro, recendo em contrapartida uma comissão.

Entre os meses de setembro e novembro foi realizada pelo sétimo ano consecutivo, uma operação contra o branqueamento de capitais através das “mulas de dinheiro”, denominado por EMMA 7 (European Money Mule Action). Sob o tema “DontBeaMule”, estiveram envolvidos 27 países, contando com o apoio da Federação Bancária Europeia, FinTech FinCrime Exchange, Interpol, Western Union, Microsoft, Instituições Financeiras e Fourthline.

No final da campanha tinham sido detidos 1.803 indivíduos, assim como a identificação de 18.000 “mulas de dinheiro”, sendo tomadas medidas cautelares que evitaram a perda de 67,5 milhões de euros.

Durante a campanha entre 15 de setembro a 30 de novembro, em Portugal, a Polícia Judiciária identificou 94 pessoas como sendo “mulas de dinheiro”, sete angariadoras e detidas três pessoas que atuaram como “mulas de dinheiro”. Foram iniciadas 85 investigações, reportadas 527 transações bancárias fraudulentas. Foi ainda apreendido cerca de 530 mil euros provenientes de fontes ilícitas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.