Seis em cada 10 portugueses têm intenções de fazer compras durante o período da Black Friday (26 a 28 de novembro) e devem gastar, em média, 222 euros, segundo um estudo da DECO Proteste.

Os gastos neste período vão variar entre os 100 e os 500 euros e a maioria está a contar despender o mesmo que em 2020. Apenas um quarto dos inquiridos, com destaque para as mulheres, antecipam que vão gastar menos.

Quer verificar uma promoção da Black Friday? Utilize este comparador de preços
Quer verificar uma promoção da Black Friday? Utilize este comparador de preços
Ver artigo

Os homens e os mais jovens (dos 18 aos 34 anos) são os maiores adeptos da Black Friday no país e quase metade (48%) dos que vão comprar - homens e mulheres - planeiam distribuir compras por lojas físicas e online.

As mulheres aproveitam a “sexta-feira negra” para comprar, sobretudo, roupa, acessórios de moda, brinquedos e jogos. Os homens interessam-se principalmente por computadores, tablets, telemóveis e consolas de jogos, a par de grandes eletrodomésticos e artigos de desporto. Homens e mulheres garantem que já sabem o que querem comprar, resposta dada por 94% dos inquiridos.

Comprar, a desconfiar

Dois terços dos portugueses consideram que a Black Friday oferece boas oportunidades de compra, embora 41% antecipem para esta altura mais problemas como atrasos na entrega e dificuldades de devolução, face a alturas de compras não promocionais.

Ainda assim, a maioria dos portugueses desconfia das promoções da Black Friday, com 75% a considerarem que antes de baixarem, os preços das lojas são aumentados, para que as promoções possam parecer mais expressivas. Quase metade dos inquiridos pela DECO também considera que não há fiscalização suficiente contra práticas abusivas das lojas.

Para o Natal, nove em cada 10 portugueses têm intenção de comprar presentes e devem gastar, em média, 249 euros, revela a mesma pesquisa, que auscultou 835 pessoas e que também aqui identificou um equilíbrio entre as intenções de compras online e em lojas físicas.