A funcionalidade baseia-se em realidade aumentada e não funciona com qualquer produto de maquilhagem, mas com linhas de produtos das empresas parceiras da gigante tecnológica nesta iniciativa: L’Oreal, MAC Cosmetics, Black Opal e Charlotte Tilbury.

A ideia é que durante uma pesquisa sobre um dos produtos destas marcas, o utilizador tenha logo, diretamente no browser, a oportunidade de perceber como fica o produto. Para quem faz pesquisas através do browser, este simulador permite experimentar produtos em diferentes tons de pele, a partir de fotografias de vários modelos.

Quem usa a app do Google pode também usar a sua própria imagem, a partir da câmara do telemóvel, para testar virtualmente um batom ou um rímel e navegar entre cores e tons, para perceber qual fica melhor, sem ter de entrar no site das marcas, ou ir a uma loja.

Em declarações ao Tech Crunch, a Google explicou que esta nova funcionalidade é mais um elemento na sua estratégia de investimento para dinamizar as compras online. A possibilidade de testar maquilhagem online, em si, não é uma inovação, há várias marcas - incluindo as parceiras da Google neste caso - que já o fazem. Aqui o destaque vai para a comodidade de poder ter esta experiência logo nos resultados de pesquisa.