Considerando que o Roblox tem uma média de mais de 50 milhões de utilizadores ativos diariamente e que segundo dados da Statista dois terços têm menos de 16 anos, esta plataforma de jogos online é, à semelhança de Fortnite, um espaço apetecível para as empresas promoverem os seus produtos. Considerando que o Roblox tem vindo a abraçar o conceito de metaverso, a gigante de retalho Walmart lançou duas novas experiências virtuais.

O Walmart Land e o Universe of Play funcionam como lobbies virtuais, onde os utilizadores podem aceder a diversas experiências oferecidas pela empresa. Existem diferentes minijogos para os utilizadores mais jovens participarem, incluindo uma roda gigante virtual, um passeio transformado num piano interativo, uma mesa de DJ para animar as festas, entre outras atividades.

A presença neste multiverso da empresa tem sido apontada como tendo o objetivo de apresentar aos pequenos jogadores novos produtos de certas marcas. Como o The Verge denota, os utilizadores ganham moedas virtuais que depois podem ser investidas em acessórios para o seu avatar que representam produtos que existem na realidade, tais como os auscultadores Skullcandy ou uma pulseira de fitness da Fitbit. Há ainda a possibilidade de interagir com personagens da PAW Patrol.

Veja na galeria imagens de Walmart em Roblox:

Segundo as estatísticas do Walmart Land, mais de 200 mil utilizadores já passaram pelo espaço virtual, tendo recebido a respetiva medalha de boas-vindas. Por outro lado, o número é bem mais reduzido quando diz respeito à participação nas atividades e até o acesso a uma caixa gratuita com conteúdos foi apenas resgatada por alguns milhares de jogadores.

Em declarações à CNBC, William White, diretor de marketing da Walmart, referiu que o Roblox funciona como um teste da presença da empresa no metaverso. Vai oferecer merchandising virtual, festivais de música com artistas na moda, assim como brinquedos para os seus avatares. Nasce o conceito de “Verch”, tratando-se de merchandising virtual que existem na realidade, neste caso nas plataformas de venda online da Walmart.

As experiências foram criadas e desenhadas para a próxima geração de shoppers, focada na Gen Z, com idades abaixo dos 25 anos. E toda a experiência gerada nesta parceria com o Roblox será analisada internamente antes da gigante do retalho dar o salto definitivo ao investimento de um espaço próprio virtual no metaverso. Já havia rumores anteriores de que a empresa tinha registado algumas funcionalidades relacionadas com a venda de itens virtuais, assim como o uso de moedas virtuais e até NFTs.

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