O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, destacou hoje, numa intervenção na Web Summit, o progresso tecnológico de Portugal nos últimos anos e a participação ativa nos esforços europeus para a inovação, avança a Lusa.
“No último verão, a Comissão Europeia classificou Portugal como um país muito inovador. Somos um país pequeno, com um mercado reduzido e as nossas ‘start-ups’ são particularmente motivadas para a internacionalização”, afirmou o governante, lembrando que “Portugal participou ativamente na estratégia ‘Open Data’”, assente em “três eixos: acesso à informação, participação e garantia de que a informação é relevante para a sociedade”.
Sem desvalorizar o impacto da crise provocada pela covid-19, Manuel Heitor considerou que parte da recuperação pós-pandemia será encetada pela criação de “muitos postos de trabalho pelas start-ups” e apontou como desafio “a modernização do ensino superior” e um novo ímpeto para “complementar a educação tradicional com cursos de formação mais curtos”, respondendo ao “objetivo final de formar mais pessoas e melhorar as capacidades”.
Finalmente, o ministro português vincou que o desenvolvimento tecnológico terá também uma crescente preocupação com a sustentabilidade em Portugal, fornecendo como exemplos os avanços de várias start-ups nacionais na monitorização da natureza e biodiversidade e a integração de “inteligência artificial para deteção do plástico nos oceanos e desenvolvimento de formas de reutilização” como resposta à emergência ambiental.
O SAPO TEK vai estar a acompanhar tudo o que se passa no Web Summit e pode seguir aqui as principais notícias e intervenções com a nossa equipa. Se tiver sugestões ou recomendações de talks e startups envie-nos um email.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários