Com o objetivo de acelerar a neutralidade carbónica, a Amazon anunciou o investimento de mil milhões de euros na Europa para renovar a sua frota de veículos. A gigante de retalho pretende comprar carrinhas elétricas, camiões e investir em centros de distribuição de encomendas com baixas emissões. O investimento tem um plano de cinco anos e pretende igualmente incentivar a inovação na indústria de transportes, ao mesmo tempo que encorajar mais infraestruturas públicas de carregamento de veículos elétricos, avança a Reuters.

Até 2025, este investimento pretende ainda triplicar a sua frota europeia de 3.000 veículos para mais de 10 mil. A empresa disse que apenas em 2021, os seus 3.000 veículos de zero emissões foram responsáveis por entregar cerca de 100 milhões de encomendas ao longo do ano. Nos próximos anos pretende adicionar mais de 1.500 veículos pesados de carga elétricos.

A agência noticiosa salienta que outras grandes empresas de logística, como a UPS e a FedEx também se comprometeram a comprar carrinhas e camiões elétricos, com zero emissões, mas têm tido dificuldades em encontrar stock de unidades disponíveis para entrega. Existe atualmente uma corrida entre novas startups e fabricantes históricas de automóveis, como a General Motors e a Ford, para entregar este tipo de veículos ao mercado.

No caso da Amazon, a empresa encomendou 100 mil veículos no geral à Rivian Automotive para entregar até 2025. E o investimento será feito também em milhares de carregadores nas diversas estações de serviço espalhadas pela Europa. Investimento feito igualmente na micro-mobilidade, tal como motas elétricas para entregar pequenas encomendas.

De recordar que na semana passada Elon Musk revelou que o seu Tesla Semi entrou em produção e vai começar a entregar as primeiras encomendas em dezembro à dona da Pepsi. Os camiões de longo alcance da Tesla pretendem revolucionar a área dos semirreboques, com uma autonomia de 800 quilómetros.