A Comissão Europeia chegou a acordo com o Parlamento Europeu e Estados-membros para a atualização do orçamento do EIT (European Institute of Innovation and Technology) e a nova estratégia relacionada com a agenda de inovação e investigação do programa Horizon Europe para 2021-2027. Foi estabelecido um orçamento de 3 mil milhões de euros, um aumento de 600 milhões de euros comparado com o atual período de financiamento.

O objetivo é que o EIT conduza à recuperação da economia, fragilizada devido à pandemia, assim como a transição digital de forma a contribuir para uma sociedade mais resiliente e sustentável. A inovação do EIT vai assentar no envolvimento de 750 instituições do ensino superior nas suas atividades e suportar 30 mil alunos. Espera ainda trazer 4.000 produtos inovadores ao mercado, assim como a promoção de 700 startups.

Nas palavras de Mariya Gabriel, Comissária para a Inovação e Investigação, “desde a sua criação em 2008, o EIT provou o seu valor em reforçar os ecossistemas de inovação entre a União Europeia. Com este novo plano de trabalho e agenda estratégica, reforçado com o aumento de orçamento para consolidar as suas ambições, o EIT vai ser capaz de responder às principais prioridades da União Europeia no campo da educação, inovação e investigação, contribuindo para a recuperação da economia e sociedade da Europa.

É ainda referido que o EIT vai focar-se na dimensão regional, procurando reforçar países que estejam atrás em termos de performance de inovação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.