Competir com gigantes não é uma tarefa fácil. Mas a Rows, uma startup fundada em 2016 pelo português Humberto Ayres Pereira e pelo alemão Torben Schulz, decidiu apostar numa estratégia mais “fora de caixa” para “provocar” as suas duas maiores concorrentes: a Google e a Microsoft.

A Rows, que conta com uma equipa de mais de seis dezenas de colaboradores nos seus escritórios do Porto e Berlim, desenvolveu uma solução de folhas de cálculo, ou spreadsheets, que promete ser uma alternativa mais moderna ao Excel e ao Google Sheets.

Para demonstrar que as suas spreadsheets com “superpoderes” conseguem fazer frente às propostas da Google e Microsoft, a startup instalou dois outdoors junto dos escritórios das empresas em Mountain View, Califórnia, e em Redmond, Washington, desafiando-as a se atualizarem.

Clique nas imagens para ver os outdoors da Rows

Ao SAPO TEK, Humberto Ayres Pereira, CEO e cofundador da Rows, explica que a campanha surgiu precisamente como uma forma de “aumentar a brand awareness” da marca, posicionando-a como uma alternativa às propostas dos seus dois maiores concorrentes, para lá das várias iniciativas que têm feito e que incluem, por exemplo, vídeos explicativos.

Embora a Google e a Microsoft não tenham reagido à campanha, o responsável indica que a startup tem “recebido muito boas reações da comunidade”. “As pessoas têm respondido com humor e têm reforçado a ideia de que o mundo precisa de uma spreadsheet moderna”.

Mas como é que a Rows se quer diferenciar das soluções das duas gigantes tecnológicas? Humberto Ayres Pereira indica que a Rows se diferencia “por resolver os dois principais problemas das spreadsheets atuais”.

Em primeiro lugar, a solução desenvolvida pela startup permite o acesso integrado aos dados de negócio das empresas. “A Rows substitui o trabalho manual de importação e exportação de dados entre a spreadsheet e outras ferramentas com integrações nativas com os sistemas das empresas (CRMs, Google Analytics, Facebook, Instagram, entre outros)”, detalha o responsável.

Em segundo, a Rows abre a porta a uma “experiência de colaboração e partilha”. “As spreadsheets atuais não foram construídas para um mundo em que o trabalho é feito e consumido em múltiplos dispositivos e de forma interativa”, indica o CEO e cofundador. Para resolver o problema, a solução permite partilhar as folhas de cálculo como websites interativos que podem ser usados “em qualquer dispositivo, até num smartphone”.

Este ano, a Rows quer aumentar o número de utilizadores para 100.000, assim como levar a sua solução a cada vez mais pessoas e tem já várias campanhas planeadas. Mas não é tudo: “a grande novidade nos próximos tempos será o lançamento das nossas aplicações de desktop para macOS e para Windows”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.