Nove dos 27 países que assinaram o documento de fundação para a Startup Nations da União Europeia subiram hoje ao palco do Web Summit para o lançamento oficial da Europe Startup Nations Alliance (ESNA) que vai ficar "ancorada" em Lisboa, mesmo ao lado do Pavilhão de Portugal.

A iniciativa já tinha sido anunciada em março deste ano, assim como a intenção de fixar em Lisboa a organização da Europe Startup Nations Alliance (ESNA) e hoje é assinalado o início oficial da fase de implementação, comprometendo os 27 países que assinaram o documento com os princípios de apoio e desenvolvimento ao empreendedorismo.

O documento EU Startup Nations Standards tem 8 princípios base que foram considerados necessários para garantir que as startups europeias podem gozar das condições mais favoráveis para crescer nos vários estádios do seu ciclo de vida.

Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e Transição Digital, explicou no Web Summit que apesar da Europa ter um maior número de startups, o número das que crescem de forma global é mais reduzido do que acontece noutras regiões, e foi isso que esteve na base desta iniciativa.

Os custos de localização, taxas, retenção e fixação de talento e o esforço para chegar a todo o mercado europeu  são as barreiras que a Europe Startup Nations Alliance (ESNA) quer quebrar, mas há também incentivos transversais. "Hoje fazemos esta promessa às startups, que vamos trabalhar juntos para apoiar as nossas empresas", afirmou, lembrando que isso acontece independentemente do país onde a empresa é criada e incentivando um ecossistema de empreendedorismo que deverá trazer valor à economia", afirma.

Portugal conseguiu atrair a fixação da estrutura da Europe Startup Nations Alliance (ESNA)  para Lisboa, com as obras para o edifício a começarem em breve ao lado do Pavilhão de Portugal. Depois da conferência uma delegação de representantes dos paises signatários visitou as obras no edifício que é agora da Universidade de Lisboa e que vai acolher a ESNA.

"Uma estrutura pequena que estará ao serviço das startups", afirmou o ministro na conferência de imprensa depois da apresentação. A iniciativa do Governo português conta com o apoio da Comissão Europeia, que declarou o seu compromisso para dois anos.

Ao SAPO TEK o ministro referiu que a ESNA vai ter um oçamento de 1,5 milhões de euros por ano, do orçamento de Estado português e ainda 500 mil euros do programa Horizon. "Este é o custo da estrutura que vai coordenar os esforços", afirmou Pedro Siza Vieira, dizendo que vai ter 10 pessoas diretamente ligadas à Alliance, e que cada Estado membro vai ter o seu próprio orçamento para esta iniciativa, mas o objetivo é que trabalhem em conjunto.

Esta estrutura deverá partilhar boas práticas, monitorizar e incentivar o mercado. "Vamos ter guidelines comuns e ter uma estratégia de crescimento para gerar mais unicórnios", defendeu André de Aragão Azevedo.

"O objetivo é duplicar o número de unicórnios até 2030 e aumentar o número de startups per capita", explicou Pedro Siza Vieira na conferência de imprensa.

O sector do empreendedorismo é considerada uma das áreas relevantes para o crescimento na União Europeia, sendo estimado que existem 246 mil startups, que criam 5,6 milhões de postos de trabalho.

O ministro da Economia e Transição Digital já tinha destacado a ambição de "criar um continente Startup com um mercado digital único", ao mesmo tempo que Portugal definiu também o seu foco no empreendedorismo na estratégia da Transição Digital.

"Agora vamos fazer acontecer", afirmou o ministro.

Veja as imagens captadas pela equipa do SAPO TEK que dão uma perspetiva por dentro do Web Summit

4 dias de agenda cheia

Já estamos no dia três do Web Summit, e de uma agenda cheia. No SAPO TEK, já tínhamos dado a conhecer 10 oradores que vale a pena ouvir no Web Summit 2021 e para ajudar a compor a sua agenda para o evento, destacamos ainda algumas das talks que deve apontar no calendário, e que poderá também consultar ao detalhe no website do Web Summit, ou na própria aplicação do evento.

Clique nas imagens para conhecer algumas talks que vale a pena acompanhar no Web Summit 2021

Dia 3 de novembro

O lançamento oficial da European Startups Nations Alliance (ESNA) está em destaque no palco central do Web Summit, numa sessão liderada por Pedro Siza Vieira, Ministro da Economia. Apresentada neste ano, a ESNA, onde Portugal apresenta um papel de destaque, afirma-se como um passo essencial para tornar o ecossistema europeu de empreendedorismo mais competitivo.

A pandemia de COVID-19 pôs a “nu” as disparidades que existem no mundo, incluindo no acesso ao digital, que se tornou numa ferramenta fundamental para manter a vida a funcional no “novo normal”. Será possível atingir uma maior equidade digital entre países? É esta a pergunta a que Brad Smith, presidente da Microsoft, se propõe a responder nesta sessão.

O desenvolvimento do metaverso é um dos novos objetivos do Facebook, que, ainda na semana passada mudou de identidade, passando a chamar-se Meta, refletindo os seus novos propósitos. Nesta sessão, Chris Cox, CTO da empresa, dará a conhecer um pouco mais do que podemos esperar do metaverso e sobre a forma como promete transformar as nossas vidas.

Dia 4 de novembro

Estaremos a entrar na época áurea da tecnologia europeia? Embora a Europa tenha apenas um décimo de todos os “unicórnios”, com as empresas dos Estados Unidos e China a liderarem nesta categoria, há potencial para ter um papel ainda mais relevante no ecossistema tecnológico global. Nesta sessão, António Dias Martins, CEO da Startup Portugal, e Kat Borlongan, Founding Member da Scale-Up Europe, darão a conhecer o que será necessário para a Europa atingir o seu potencial.

A sustentabilidade e a luta contra as alterações climáticas também fazem parte das temáticas em debate no Web Summit 2021. Patrick Brown, CEO da Impossible Foods, sobe ao palco central para uma sessão acerca da forma como a redução do consumo de produtos animais e a escolha de uma alimentação à base de plantas pode ser uma das formas mais poderosas de pôr um travão nas alterações climáticas.

O “pai” da World Wide Web está de regresso ao Web Summit para uma sessão centrada no uso desregrado de dados. Acompanhado por John Bruce, CEO e cofundador da Inrupt, Tim Berners-Lee, também cofundador e CTO da empresa, deixará um apelo aos governantes um pouco por todo o mundo, focando-se na forma como será possível catalisar a próxima era da web.

Deixe também na caixa de comentários outras sugestões e acompanhe o trabalho do SAPO TEK no Web Summit através do dossier dedicado à conferência.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação depois da visita à obra no Pavilhão de Portugal. Última atualização 13h10

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.