Monitores, impressoras, notebooks e teclados são as categorias de produtos que mais cresceram em cinco grandes mercados europeus, como destacam os números da GfK Portugal relativos ao período entre 9 de março e 5 de abril. Os dados resultam da análise da consultora que recolhe números sobre as vendas de 300 categorias de bens de consumo duradouros e tecnológicos em mais de 2.000 pontos de venda, localizados em mais de 70 países em todo o mundo.
"O atual paradigma de isolamento social tem levado a um aumento significativo da venda de hardware e equipamento tecnológico. Esta mudança de uma maior utilização da tecnologia é visível em várias áreas da vida humana, nomeadamente no trabalho, nas refeições e até no entretenimento em casa", refere a GfK na análise do mercado global de bens de consumo tecnológico em vários países da Europa.
Mais tempo passado em casa deu azo a maior procura de televisores, consolas de jogos, computadores e notebooks e até a alimentação foi motivo de alterações no comportamento de compra dos consumidores, com um aumento do número de vendas de arcas frigoríficas e congeladores.
A tendência já tinha sido identificada em Portugal, com o crescimento de algumas categorias de produtos, e também das compras online, que ainda assim não compensam o volume que foi perdido nas vendas em loja.
Tudo para o teletrabalho e aulas a distância
Segundo os dados partilhados pela GfK, trabalhar em casa aumentou as vendas de monitores (+120%), impressoras (+68%), notebooks (+62%) e teclados (+61%) em cinco grandes mercados europeus. As webcams apresentaram o maior crescimento de vendas (+297%).
"Fazer as refeições em casa colocou os consumidores com um mindset de açambarcamento, o que se refletiu no aumento as compras de congeladores e arcas frigoríficas para armazenar os alimentos", refere a consultora. Entre 9 de março e 5 de abril, as vendas de congeladores na Grã-Bretanha cresceram 317% em relação ao ano anterior. Na Alemanha, estes bens aumentaram 185% e França registou um crescimento de 44%.
O segmento ligado ao entretenimento em casa também acelerou as vendas de tecnologia. De acordo com a GfK, no início do período de isolamento social, as vendas de aparelhos de streaming e boxes aumentaram 50% em alguns mercados. Na Grã-Bretanha, a venda de televisões aumentou 31%, com os consumidores a adquirir modelos extra mais baratos para conciliar os diferentes hábitos de visualização.
As consolas de jogos também saíram beneficiadas, com unidades de venda acima de 259% na Grã-Bretanha, 139% na Alemanha, 132% em França, 108% em Espanha e 65% em Itália.
Os portáteis de gaming seguem a mesma tendência, alcançando um crescimento robusto de dois dígitos durante o mesmo período, variando entre 33% (Itália) e 92% (Espanha). Na Alemanha, França e Espanha, esta categoria chegou mesmo a ultrapassar os portáteis "normais" em termos de taxas de crescimento unitário.
Vendas online ainda não compensam perdas em loja
Com as lojas fechadas e grande parte da população europeia confinada em casa desde meados de março, as vendas online registaram um crescimento significativo, mas ainda não compensam a perda do valor em loja.
Entre 31 de março a 5 de abril as vendas online cresceram quase 100% nos cinco maiores mercados da Europa (Grã-Bretanha, Alemanha, França, Espanha e Itália). Mesmo assim o mercado geral ainda caiu 14% em valor.
"A análise da GfK mostra que as vendas online deveriam quadruplicar para compensar o fecho de lojas e, de facto, o consumo atual está muito longe desse valor. Em Itália, por exemplo, as vitórias no comércio eletrónico compensaram, apenas, cerca de 30% das perdas do retalho tradicional", refere o comunicado da empresa.
A forma como se sairá do isolamento social e como a normalidade será instalada é a grande questão. "isto exigirá mais tempo, como mostra o exemplo da China: mesmo 10 semanas após o primeiro período de isolamento total, as vendas das lojas físicas ainda estão significativamente atrás do que seria o 'antigo normal'", refere a GfK .
Para já é certo que os utilizadores estão a evitar locais fechados, e que isso provavelmente vai continuar.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Estamos sozinhos no Universo? Pergunta foi a base do projeto SETI há 40 anos -
App do dia
Task Kitchen: a app que transforma listas de tarefas em agendas eficientes -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários