A emissão de um passe social, como o Navegante, pode ser uma dor de cabeça para quem tem urgência, sobretudo quando se perde ou danifica o cartão. Encontrar um local onde se fazem os passes, preencher um longo formulário e esperar vários dias para o mesmo ser emitido, sendo levantado num dos locais que escolheu. A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) pretende facilitar a requisição do Navegante e criou uma máquina self-service nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

O chamado Ponto Navegante é uma máquina que garante a emissão de um cartão de passageiro personalizado, que é produzido no momento. Esta pretende oferecer uma emissão rápida e fácil, dispensando o preenchimento de formulários e a necessidade de fotografia. Para obter o cartão apenas tem de ter um Cartão de Cidadão válido e um cartão bancário. A TML diz que a máquina foi desenhada para ser inclusiva, adaptada a quem tem mobilidade reduzida e os seus ecrãs permitem a leitura por pessoas com qualquer grau de daltonismo.

Veja na galeria imagens do Ponto Navegante:

O Ponto Navegante permite obter o cartão urgente e carregá-lo de seguida no mesmo local, sem a necessidade de ter de esperar pela produção do respetivo título de transporte.

Para produzir o Navegante, o utilizador só tem de introduzir o seu Cartão de Cidadão na máquina, uma vez que esta lê os dados automaticamente, incluindo a respetiva fotografia que fica associado ao título de transporte. Através do código postal será preenchido automaticamente a morada. Depois basta aceitar os termos e condições de emissão e utilização do cartão. Pode introduzir o email para receber a fatura por correio eletrónico. Depois pode fazer o pagamento com o cartão de Multibanco na própria máquina e obter o cartão já válido e carregado com o título de transporte. Todo o processo demora cerca de um minuto, segundo a TML.

A nova máquina permite ainda fazer carregamentos dos cartões Navegante para uso ocasional, assim como o VIVA Viagem.

Veja na imagem em baixo os locais exatos onde estão disponíveis as máquinas Ponto Navegante.  Estas encontram-se em locais de fácil acesso, tais como centros comerciais, lojas do cidadão ou juntas de freguesias, em localidades como Lisboa, Loures, Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Mafra, Sintra, Setúbal e Vila Franca de Xira.

Ponto Navegante

Recentemente, os cartões Lisboa Viva/Navegante começaram a poder ser carregados a partir da app Pick Hub, incluindo o pagamento dos títulos de transporte.

Nota de redação: Adicionada a informação com os locais exatos onde pode encontrar as máquinas Ponto Navegante. Última atualização: 10h32.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.