O fundador do Twitter, Jack Dorsey, vai abandonar o cargo de CEO da empresa. Os rumores já circulavam ao longo desta manhã e a rede social veio a público confirmar a decisão, indicando que Parag Agrawal, Chief Technology Officer (CTO) desde 2017, será o seu sucessor na liderança da empresa.

Em comunicado, o Twitter indica que Jack Dorsey continuará a ser um membro do conselho de administração da empresa até 2022. A partir dessa data, Parag Agrawal ocupará também o lugar deixado pelo responsável, com Bret Taylor a ser nomeado para liderar o conselho de administração.

“Decidi deixar o Twitter porque acredito que a empresa está preparada para seguir em frente sem os seus fundadores”, avança Jack Dorsey, citado em comunicado. Numa nota mais pessoal, deixada num email à equipa do Twitter, o responsável afirma que embora se fale muito da importância das empresas lideradas por fundadores, tal é “severamente limitador”, podendo levar ao falhanço da mesma.

“Acredito que uma empresa deve ser capaz de se suportar a si própria, livre da influência e direção do seu fundador”, enfatiza Jack Dorsey. Na mesma nota, o responsável deixa também patente que a decisão de sair do cargo foi sua.

Recorde-se que Jack Dorsey tornou-se CEO do Twitter pela primeira vez em 2006, tendo sido afastado do cargo pelo conselho de administração em 2008. Mais tarde, em 2015, voltou a ocupar o cargo, mantendo-o oficialmente até hoje depois de não ter sido encontrado um substituto para Dick Costolo, anterior líder da empresa.