Os mais recentes dados publicados pelo Eurostat relativo ao uso de TIC mostram um crescimento rápido da “computação na nuvem” entre as empresas da UE com pelo menos 10 colaboradores, nos últimos anos. Em 2014 o valor era de 19%, passou para os 21% em 2016 e, à data, são 26% as empresas que que contratam serviços cloud.

As empresas de maior dimensão recorrem mais a este tipo de serviços do que as pequenas, numa diferença, respetivamente, de 56% para 23%.

Em Portugal a média de utilização de cloud computing nas empresas está ligeiramente abaixo do registado na UE, situando-se nos 24,7%. O valor coloca o país em 14º dos 28.nO pódio é ocupado pela Finlândia (65,3%), Suécia (57,2%) e Dinamarca (55,6%).

Entre todos os Estados-membros, o email é o serviço mais usado na nuvem (69%) seguido de muito perto do armazenamento de ficheiros (68%). Entre os menos usados estão a gestão de software próprio (23%) e as aplicações de CRM (29%).

O relatório sobre a utilização de TIC nas empresas da UE revela ainda que 12% das empresas afirmam usar big data e 4% recorrem à impressão 3D.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.