Mercado de tecnologias de informação e comunicação em Portugal irá crescer 2,2% em 2019, e atingir um total de cerca de 8.240 milhões de euros, segundo as estimativas da IDC. Até 2022, a consultora antevê que os gastos em TIC possam ascender a 8.586 milhões de euros, o que corresponde a uma taxa anual de crescimento composta de 1,5% no período 2017-2022.

Os gastos de todas as categorias principais do mercado de TIC irão crescer no período 2017-2022, com destaque para a maturidade atingida pelos Serviços de Comunicações, com um crescimento de apenas 0,5%, e para o crescimento de 5% do mercado de Software.

Cloud, Internet of Things, Big Data e Cibersegurança são as tecnologias em destaque, com taxas anuais de crescimento compostas acima dos 7%, uma subida liderada pelos sectores do Retalho, Saúde, Seguros, Banca, Indústria e Serviços Profissionais. O mercado das chamadas tecnologias de 3ª Plataforma e dos Aceleradores de Inovação vai representar uma oportunidade superior a 5.000 milhões de euros em 2022, sendo responsável por quase 2/3 de todo o mercado de TIC.

Em função do crescente foco das organizações na Transformação Digital, a IDC estima que os gastos em TIC serão cada vez mais financiados pelas áreas de negócio e, em 2022, a despesa TIC financiada pela área de negócio ultrapassará a financiada pelos departamentos de TI;

Operações específicas do negócio (35% do mercado), Serviço ao Cliente (13%), Marketing e Vendas (13%), Finanças e Contabilidade (9%), Cadeia de Abastecimento (9%) e Recursos Humanos (8%) serão as áreas de maior investimento, de entre as funções de suporte ao negócio. Marketing, Cadeia de Abastecimento e Segurança e Risco são apontadas como as de maior crescimento.

Os processos de Transformação Digital são uma prioridade para 71% dos decisores nacionais, com base no inquérito lançado pela IDC no final de 2018. Estes afirmam que irão reforçar o investimento em projetos de Transformação Digital, com os seguintes quatro objetivos prioritários, por esta ordem Inovação de produtos e serviços, Envolver e fidelizar cientes, Aumentar receitas e Inovar os processos de negócios.