De acordo com a edição deste ano do estudo Economia Digital em Portugal, realizado pela ACEPI em parceria com a IDC, o comércio eletrónico continuou a crescer significativamente ao longo do ano, alcançando os 87,5 mil milhões de euros, representando já 44% do PIB. O valor deverá chegar aos 150 mil milhões até 2025.

O comércio eletrónico B2B e B2G aumentou para os 82 mil milhões de euros (41% do PIB), enquanto o ecommerce B2C cresceu para os 5,5 mil milhões (cerca de 3% do PIB).

As principais conclusões do estudo indicam, também, que metade dos internautas portugueses fez compras online em 2018 e que a China continua a continua a ser o mercado preferido para comprar “fora”. “Mais de 70% dos portugueses compra online no estrangeiro o que é muito invulgar comparado com o resto da Europa, pelo menos nos países ‘grandes’ mais próximos”, referiu Alexandre Fonseca, presidente da ACEPI, num encontro com os jornalistas, hoje, em Lisboa.

As categorias de produtos que mais crescem são a hotelaria, os bilhetes de transportes (44%) e os bilhetes para eventos de entretenimento (37%).

Do lado empresarial, os dados de 2018 indicam que 75% das organizações de grande dimensão em Portugal têm iniciativas de transformação digital em curso, "com estratégias e lideranças bem definidas". Cibersegurança (78%), Cloud Computing (74%), Big Data e Analytics (60%), Inteligência Artificial (40%) e IoT (42%) estão entre as principais tecnologias em processo de implementação.

Em resultado da aposta no digital, os négocios esperam, principalmente, benefícios ao nível da inovação de produtos e serviços (74%), na melhoria dos níveis de lealdade e relacionamento com os seus clientes (56%) e aumento das receitas (40%).

Tudo pronto para o arranque da "semana digital" em Portugal

A menos de uma semana do início da Portugal Digital Week, Alexandre Nilo Fonseca falou sobre as várias iniciativas preparadas pela ACEPI para “acelerar a nova vaga da transformação da economia e sociedade portuguesas”.

A Portugal Digital Week decorre entre 21 e 25 de outubro e, ao longo desses dias acontece o Roadshow Nacional “Portugal Digital 2017-2025”, estando igualmente prevista a apresentação mais detalhada do estudo da Economia Digital em Portugal, para o "arranque".

Nos dias 22 e 23 tem lugar o Portugal Digital Summit, que acontece novamente no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. A edição deste ano tem como país convidado a Alemanha, contando com quatro palcos, por onde vão passar mais de 150 oradores. Paralelamente há mais de 50 sessões e painéis de debate e mais de duas dezenas de expositores para visitar.

A semana continua com a Alemanha-Portugal eCommerce Roundtable, a 24 de outubro, dia em que também acontece a cerimónia de entrega dos Prémios ACEPI Navegantes XXI. A Portugal Digital Week encerra, como acontece todos os anos, com o Dia das Compras na Net, que nesta edição decorre dia 25 de outubro, entre as 00h00 e as 23h59.