Um ano depois do lançamento das consolas de nova geração, a Sony continua a ter dificuldades na produção das unidades da PlayStation 5 e a oferta de unidades para o Natal poderá estar mesmo comprometida. A fabricante reduziu a produção devido à falta de componentes, mas também por constrangimentos logísticos, reporta a Bloomberg com base em testemunhos de pessoas ligados às operações da empresa.

Até ao final do seu ano fiscal em março de 2022, a Sony previa a produção de 16 milhões de unidades, mas o número já foi reduzido para menos de 15 milhões, isto no melhor cenário. O CFO da Sony, Hiroki Totoki, terá informado os investidores das dificuldades logísticas e de componentes que a empresa está a passar. E isso já se refletiu nas vendas do último trimestre que acabou em setembro, mais fracas que as expetativas. O aumento de casos da pandemia de COVID-19 poderá ter maior impacto na produção de consolas.

A PlayStation 5 bateu recordes de vendas para a Sony, tendo ultrapassado a PS4 como a consola que mais rapidamente vendeu, alcançado os 10 milhões de unidades em julho, mas desde então perdeu o gás e já está atrás da sua antecessora devido à falta de stock. E espera-se que continue a haver escassez nos próximos tempos, o que vai afetar novamente a época natalícia.

É apontado que os componentes em falta passam pelos chips de gestão de energia. A fabricante destes componentes é a Toshiba Corp. que os fornece à TSMC, tendo avisado que a situação de produção poderá não estar regularizada nem durante 2022.

A falta de componentes também já afetou a Nintendo, que também cortou as suas previsões de vendas da Switch por 1,5 milhões de unidades. E a Valve, que pretendia lançar a sua Steam Deck em dezembro, tendo empurrado para fevereiro do próximo ano.

E a falta de consolas tem empurrado muitos jogadores, tipicamente compradores de jogos para a PlayStation, para o mercado PC, que optam pela versão de computador dos títulos multiplaforma. A Sony também tem vindo a diversificar a sua oferta com o lançamento dos seus êxitos no PC, tendo inclusivamente lançado a label PlayStation PC.

Nesse sentido, espera-se que durante 2022 a oferta de consolas PlayStation 5 continue a ser escassa, tornando-se cada vez mais difícil alcançar o objetivo de vender 22,6 milhões de unidades até ao fim do seu ano fiscal.