A Siemens Portugal vai investir cinco milhões de euros ao longo dos próximos dois anos no país para acelerar a digitalização com as áreas da energia e da mobilidade a centralizarem este investimento.

Um dos projetos é de data analytics e tem como destinatário os grandes consumidores e produtores de energia, permitindo “a otimização do mix energético em cada momento, através da melhoria da estrutura de custos dos clientes”, esclarece a empresa em comunicado.

Siemens abre novo centro de competências para a indústria 4.0
Siemens abre novo centro de competências para a indústria 4.0
Ver artigo

O segundo projeto vai permitir “garantir disponibilidade de energia em locais remotos, sem necessidade de infraestrutura de rede, um dos maiores desafios dos países em desenvolvimento onde a energia é essencial para o seu desenvolvimento socioeconómico”, acrescenta.

No segmento da mobilidade serão desenvolvidos sistemas de carregamento inteligente para autocarros elétricos de forma a contribuir para a utilização de baterias de menor dimensão e que permitam reduzir as necessidades de capacidade instalada da infraestrutura de energia.

A implementação de infraestruturas de co-criação e de desenvolvimento de conceitos e soluções também faz parte dos objetivos de transformação digital da Siemens Portugal com a abertura de Laboratórios Aplicacionais e de i-Experience Centers, com vista à capacitação dos recursos humanos e desenvolvimento das suas competências digitais.

A Siemens mantém a estratégia de contratar 240 novos colaboradores altamente qualificados em Portugal até ao final do ano.