A Sonae IM foi um dos investidores na ronda de capital que permitiu à startup norte-americana Citcon angariar um financiamento de 30 milhões de dólares. Para a unidade de investimento do grupo Sonae foi o primeiro investimento de capital numa fintech. A tecnológica desenvolveu uma plataforma para retalhistas, que suporta pagamentos online e offline com várias carteiras digitais, como Paypal e Alipay, e outros meios de pagamento alternativos.

A Citon explica que o valor-acrescentado do seu negócio está em “permitir que as empresas aceitem pagamentos via carteira digital (mobile wallets) e meios alternativos com a mesma facilidade com que processam hoje os pagamentos tradicionais por cartão de crédito", detalha Chuck Huang, CEO e fundador da startup, citado numa nota de imprensa.

O financiamento vai ser usado para aumentar a equipa e acelerar a expansão global da empresa, que está presente em quatro continentes. Neste momento a companhia já está a crescer a 300% ao ano, num percurso que tem beneficiado do crescimento transfronteiriço do comércio eletrónico.

A solução desenvolvida pela Citcon está implementada em 30 mil lojas, que com a integração da tecnologia passam a poder aceitar mais de 100 métodos de pagamento, entre carteiras digitais, sistemas de pagamento locais e cartões de crédito tradicionais, numa mesma plataforma de integração e reconciliação.

O comércio eletrónico transnacional deve crescer 27% ao ano, para atingir 4,8 biliões de dólares em 2026, um crescimento que Citcon e investidores sublinham estar também sustentado no interesse dos consumidores em métodos de pagamento não-bancários, baseados em software e agnósticos a hardware. Só o mercado de carteiras digitais conta já com dois mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

Na lista de clientes a Citcon tem nomes como a L’Oreal, Macy’s e Panda Express. A ronda de financiamento que a empresa acaba de cumprir com sucesso foi liderada pela Norwest Venture Partners e pela Cota Capital. Contou também com a Sierra Ventures.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.