Lançada em 2016 pelo Governo, a Startup Portugal é uma associação privada, sem fins lucrativos, que atua como um think tank em prol do ecossistema de startups em Portugal. Ao fim de três anos de fundação, a associação analisou este ecossistema e apresentou as conclusões do estudo num evento em Lisboa.

De 2016 até 2018, registou-se um crescimento da economia portuguesa com um contributo assinalável de startups e empreendedores, que contribuíram para o aumento do emprego, de 15.534 colaboradores para 25.084, e para o crescimento do volume de exportações, com um impacto total no PIB compreendido de 1,1%.

De acordo com os dados divulgados pela associação, as startups portuguesas trazem mais riqueza para a economia nacional do que as espanholas, italianas e gregas. Em 2018, o investimento atraído por startups nacionais chegou aos 485 milhões de euros, valor recolhido por 152 empresas. O dinheiro captado por startups traduz-se em 47 euros per capita e numa contribuição em cerca de 0,002% do PIB, que em 2018 registou 213 mil milhões de euros.

tek startup
Dinheiro captado por startups

Quanto ao impacto a nível de emprego, de 2016 e 2018 as startups portuguesas contrataram mais 10 mil pessoas, sendo que no final do ano era 25 mil o número de trabalhadores a colaborar com estas empresas.

tek startups
Empregos em startups

Ao nível de vendas e serviços prestados, as startups contribuíram para cerca de 1,1% do PIB em 2018, e também o volume de exportações destas empresas subiu em 47% de 2017 para 2018 em empresas desta natureza.

No evento que contou com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e o Secretário de Estado da Economia, João Neves, foi também apresentado o Startup Hub. O projeto foi lançado em conjunto com mais duas medidas estratégicas do programa Startup Portugal+, o Startup Voucher e o Road 2 Web Summit.

A partir de agora o novo instrumento está disponível para ser utilizado por todo o ecossistema, depois de ter sido lançado em versão beta durante a edição de 2018 da Web Summit.

O Startup Hub disponibiliza informações básicas sobre as empresas, fundos de investimento e outros intervenientes do ecossistema, assim como de iniciativas e incentivos públicos e privados para promoção do empreendedorismo, ao mesmo tempo que é possível localizar tudo num mapa.

Paralelamente, foram ainda lançadas as novas calls para os programas Startup Voucher, implementado pelo IAPMEI e promovido em parceria com a Startup Portugal, e para o Road 2 Web Summit, iniciativa desenvolvida pela associação para o empreendedorismo
em parceria com a Web Summit.