A ronda de financiamento da série A foi hoje anunciada e garante à Smartex 24,7 milhões de dólares que vão ser usados na expansão do negócio para novas geografias e para aumentar a equipa e expandir o negócio. A startup foi a grande vencedora do Pitch final do Web Summit em 2021 e está focada no desenvolvimento de soluções que permitem à indústria têxtil melhorar o controlo de sua produção, aumentar a qualidade e a rastreabilidade dos rolos utilizados.

"Estamos a trabalhar numa nova era de produção de alta qualidade e sem desperdício, que levará a uma maior transparência e rastreabilidade em toda a cadeia de valor têxtil, do fio ao retalho", explica Antonio Rocha, Co-fundador, CTO da Smartex.

Segundo a empresa, os defeitos na indústria têxtil tendem a ser agravados, quando a malha percorre a cadeia de valor com defeitos que não foram detetados. Esta falha leva ao descarte ou queima de rolos têxteis inteiros que causam um enorme impacto ambiental e financeiro numa das maiores indústrias do mundo.

Gilberto Loureiro, cofundador e CEO da Smartex, defende que a empresa é privilegiada por estar numa posição única para agregar valor intrínseco a uma indústria de grande dimensão.

"Com a nossa tecnologia e talento, seremos capazes de abrir um novo capítulo na indústria da moda e, em última análise, reduzir desperdícios e custos. Todos os esforços são necessários para gerar um impacto positivo à medida que nos esforçamos para resolver este desafio global e contribuir para um mundo mais sustentável”, explica Gilberto Loureiro

A indústria têxtil e da moda é a 3ª indústria mais poluente do mundo que continua anualmente a produzir uma quantidade enorme de resíduos têxteis, sem sinais de desaceleração. De acordo com os dados, estima-se que 150 mil milhões de peças de vestuário são produzidas anualmente nesta indústria de 3 triliões de dólares. Atualmente, esta indústria corresponde a 20% do desperdício global de água e 10% das emissões globais de carbono.

Para evitar falhas, a indústria têxtil recorre à visão humana para detetar os defeitos têxteis, e o controle é essencial para evitar o desperdício e salvaguardar a margem, que é curta.

Para além da Lightspeed Venture Partners e do Build Collective de Tony Fadell, outros investidores nesta ronda incluem H&M Group, DCVC, SOSV’s HAX, Spider Capital, Momenta Ventures, Bombyx Capital Partners, Faber e Fashion for Good com os quais a Smartex iniciou vários projetos com seus parceiros, como o Grupo Kering (Gucci, Balenciaga, etc), PVH (Tommy Hilfiger, Calvin Klein, etc), Pangaia e outros.

A primeira ronda  seed da Smartex foi em 2019 e levantou 2.9 milhões de dólares, foi co-liderada pela DCVC e Spider Capital.

A Smartex está atualmente em vários mercados na Europa, Ásia Central, América do Sul e África, e tem planos de expandir ainda mais para a Ásia em 2023, como também confirmou ao SAPO Tek fonte oficial da empresa, acrescentando que, neste momento, a Smartex.Ai conta com 91 colaboradores de 17 nacionalidadades e 34 vagas de emprego em aberto.

O SAPO TEK está a acompanhar toda a edição do Web Summit em direto até dia 4 de novembro. Siga todas as notícias aqui, seguindo também a transmissão em direto no palco principal.

Veja ainda algumas das principais imagens que a equipa do SAPO TEK vai recolhendo por dentro do Web Summit

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