A Universidade Nova de Lisboa, a Universidade do Porto e a Universidade Católica Portuguesa são as três instituições de ensino superior em Portugal que mais têm ajudado a produzir startups. É delas que saíram um maior número de alunos empreendedores, que acabaram por criar os seus próprios negócios.

A informação consta do Ranking de Empreendedorismo nas Universidades criado pela Startup Portugal. A tabela lista mais sete instituições, onde estão outras duas do Porto e outras tantas de Lisboa e também as universidades de Coimbra, Aveiro e Minho.

Na base do relatório estão dados da plataforma Dealroom, que identifica 1.509 ex-alunos do ensino superior fundadores de startups em Portugal. Segundo os mesmos dados, estes empreendedores são oriundos de 47 instituições de ensino superior e serão parte do grupo que lidera as cerca de 2 mil startups portuguesas em atividade neste momento no país.

Cruzando os números com os da frequência universitária, é fácil perceber que a ponte entre universidade e empreendedorismo tem ainda pouco tráfego. “Considerando a grande diferença entre os estudantes matriculados em universidades e os fundadores graduados, reconhecemos que ainda há muito trabalho a fazer para promover o empreendedorismo no nosso sistema educativo”, admite-se nas conclusões do relatório.

Clique nas imagens para mais detalhes

Note-se que, como também sublinha o documento, no atual ano letivo frequentam o ensino superior em Portugal 433.217 alunos, a maioria (81%) em instituições de ensino superior públicas. Quase metade (44,5%) dos residentes no país têm formação superior, na faixa etária entre os 30 e os 34 anos, e cerca de um terço da população ativa tem formação superior.

A Startup Portugal sublinha que o ranking foi lançado para dar uma visão mais esclarecida sobre o tema e a sua importância e que ajuda já a perceber que instituições estão a trabalhar nesta área. A iniciativa pública de promoção do empreendedorismo quer ajudar a tornar essa aposta mais visível e premiá-la. Revelou no relatório que, a partir do próximo ano, passa a atribuir um prémio à Universidade que mais se destaque na promoção do empreendedorismo.