A Comissão Europeia aprovou a venda da PT Portugal à Altice, mas a validação do negócio só chegou depois de a compradora ter assumido o compromisso de que venderia as duas empresas de telecomunicações que já detém em Portugal: a Oni e a Cabovisão.

A informação é revelada pela própria CE no comunicado onde revela a aprovação do negócio. "A Comissão tinha preocupações de que a entidade agregadora sofresse da falta de condicionantes competitivas dos restantes operadores de mercado das telecomunicações fixas", pode ler-se no documento.

"O meu desejo é assegurar que a aquisição não vai levar a preços mais elevados e a uma menor competição para os consumidores portugueses. Os compromissos oferecidos pelas duas partes respondem a estas preocupações", comenta depois a comissária europeia para a área da concorrência, Margrethe Vestager.

A CE revela ainda que foi a própria Altice a oferecer-se para vender a Oni e a Cabovisão por forma a não comprometer o negócio PT Portugal. Os primeiros rumores davam conta de que em meados de março a Altice já estaria a tratar da venda da Cabovisão.

A Vodafone Portugal já admitiu estar de olho na operadora caso esta viesse a ser vendida.

A Comissão Europeia revela ainda que rejeitou o pedido da Autoridade da Concorrência portuguesa para fazer a análise do caso, pedido feito por se considerar que era possível fazer uma melhor ponderação das implicações do negócio para o mercado português.

O negócio entre a PT Portugal e a Altice, avaliado em 7,4 mil milhões de euros, deverá estar concluído até ao final de junho.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.